Abóbora de Serpente (Trichosanthes sanguínea)
Uma das indicações mais promissoras do usado dessa planta são as pesquisas de desenvolvimento de uma medicação para o tratamento da AIDS.
Planta da família das Cucurbitaceae, também conhecida como pepino de cobra, serpentina, trata-se de uma trepadeira cujo o fruto é comestível.
Partes utilizadas
Frutas, raízes.
Indicações
O Gênero Trichosanthes no Tratamento de Diabetes
Tricotsanthes usado no tratamento da diabetes tem origem nos tratados escritos por Liu Wansu (cerca de 1120-1200 dC). Ele propôs a teoria de que as doenças são geralmente causadas por calor no corpo, que deve ser combatida pelas ervas que tinham uma natureza fria.
Sua teoria perdura até hoje na medicina chinesa, pis na fase inicial da doença é tratada essencialmente por ervas que provocam calor e nutrem Yin. Uma das suas fórmulas ainda usada para tratar a diabetes é o Ophiopogon Trichosanthes Combinação (Maimendong Yinzi). A maioria das ervas nesta fórmula (que também é usado para tratar a tosse com expectoração pegajosa) têm mostrado pela pesquisa moderna para diminuir o açúcar no sangue.
Propriedades medicinais
Laxante, purgativa e vermífuga.
Princípios ativos
Tricosantin, proteína de inativação ribossômica.
Atualmente o principal fornecedor dessa proteína é a planta medicinal chinesa Tian-Hua-Fen ( Trichosanthes Root ), da mesma família da abóbora de serpente. Sendo que sua utilização mais promissora é a pesquisa no desenvolvimento de uma medicação para tratamento da AIDS.
História | Origem | Plantio | Habitat
Índia.
Família
-
Cucurbitaceae