Abóbora do Mato (Melothria pendula)

  • Morféia

Planta da Família das Cucurbitaceae, também conhecida como aboboreira do mato, abobrinha do mato, cereja de purga, cerejeira de purga, melão de morcego e pepino do mato.

Trata-se de uma trepadeira perene, de caule fino e liso, com folhas alternadas, podendo chegar a 7 centímetros de cumprimento, possui flores amarelas de 5 pétalas.

Seu fruto é pequeno, possui 1 centímetro de diâmetro de coloração verde escuro e pontuações disformes mais claras. Quando amadurecem, ficam escuros, quase pretos, e se desmancham facilmente

Os frutos são comestíveis tanto in natura quando em saladas ou conservas, utilizando-se do mesmo preparo para o pepino cultivado.

Indicações

Afecção uterina, dismenorreia, epilepsia, hidropsia, leucorreia, morfeia (esclerodermia), obstrução das vísceras abdominais, opilação, úlcera.

É usada há séculos como laxante em pessoas com prisão de ventre, ainda uma ajuda para controlar estados febris e a sua raiz ajuda a estimular o apetite.

No trabalho do pesquisador Valdely Ferreira Kinupp (Plantas alimentícias não convencionais da região metropolitana de Porto Alegre, RS), a abóbora do mato aparece classificado como Melothria fluminensis.

  • Indicações específicas: Morféia

Propriedades medicinais

É um laxante muito forte.

Princípios ativos

Fruto, manganês, fósforo e zinco.

História | Origem | Plantio | Habitat

América tropical, se propaga por toda a Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.

Família

  • Cucurbitaceae

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar