Abóbora do Mato (Melothria pendula)
Planta da Família das Cucurbitaceae, também conhecida como aboboreira do mato, abobrinha do mato, cereja de purga, cerejeira de purga, melão de morcego e pepino do mato.
Trata-se de uma trepadeira perene, de caule fino e liso, com folhas alternadas, podendo chegar a 7 centímetros de cumprimento, possui flores amarelas de 5 pétalas.
Seu fruto é pequeno, possui 1 centímetro de diâmetro de coloração verde escuro e pontuações disformes mais claras. Quando amadurecem, ficam escuros, quase pretos, e se desmancham facilmente
Os frutos são comestíveis tanto in natura quando em saladas ou conservas, utilizando-se do mesmo preparo para o pepino cultivado.
Indicações
Afecção uterina, dismenorreia, epilepsia, hidropsia, leucorreia, morfeia (esclerodermia), obstrução das vísceras abdominais, opilação, úlcera.
É usada há séculos como laxante em pessoas com prisão de ventre, ainda uma ajuda para controlar estados febris e a sua raiz ajuda a estimular o apetite.
No trabalho do pesquisador Valdely Ferreira Kinupp (Plantas alimentícias não convencionais da região metropolitana de Porto Alegre, RS), a abóbora do mato aparece classificado como Melothria fluminensis.
Propriedades medicinais
É um laxante muito forte.
Princípios ativos
Fruto, manganês, fósforo e zinco.
História | Origem | Plantio | Habitat
América tropical, se propaga por toda a Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
Família
-
Cucurbitaceae