Açai da Terra (Euterpe oleracea)
Muito conhecido pelos pratos típicos que são servidos no norte do Brasil, o Acaí da Terra é uma palmeira que produz um fruto afrodisíaco e revitalizador das energias. Suas propriedades medicinais trazem diversos benefícios a saúde.
Planta da família Arecaceae, também conhecido como açaí-do-pará, açaizeiro, assai, juçara, piná, palmito, uassai.
O açaí propriamente dito é o fruto bacáceo roxo que dá em cacho na palmeira, também chamada de jussara, dentre as inúmeras palmeiras que habitam o solo amazônico, o açaí (Euterpe oleracea Mart.) é uma das fruteiras típicas da Amazônia Oriental Brasileira de onde se extrai uma bebida tradicionalmente conhecida como “vinho” de açaí.
Partes utilizadas
Da palmeira, tudo se aproveita: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estipe (ripas de telhado), raízes (vermífugo), palmito (alimento e remédio anti-hemorrágico).
Modo de usar
- óleo das amêndoas: adstringente, resolutivo;
- decocção das raízes: diarreia, depurativo;
- suco ou vinho da polpa dos frutos: fígado, icterícia, cirrose, anemia;
- no preparo de sucos, refrescos e sorvetes.
Com farinha d'água ou de tapioca, para acompanhar peixes, camarão seco, carnes e arroz com feijão; - palmito cru: em saladas, empadas, pizzas, omeletes, cremes, picles e ração animal;
- frutos novos: distúrbios intestinais e vermes;
- palmito (em forma de pasta): conter hemorragias após extrações dentárias.
Propriedades medicinais
Adstringente, resolutivo, depurativo.
-
Adstringentes
Princípios ativos
Ácidos oleico, palmíticos, palmitoleico e cianídrico, amido, cálcio, ferro, fibra, fósforo, lignina, niacina, proteínas, tanino, vitamina C, B1 e B2.
História | Origem | Plantio | Habitat
É uma espécie nativa das várzeas da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia e Acre), assim como em Trinidad e Tobago e nas bacias do Pacífico na Colômbia e no Equador.
Ocorre desde a região amazônica até a Bahia, na floresta pluvial de lugares úmidos