Acapurana (Campsiandra laurifolia)

Árvore nativa da amazônia, muito ligada a medicina xamânica amazônica, indiciado para casos de malária.

Planta da família das Fabaceae, também conhecida como acapú-do-igapó, manaiara (Pará), comandaçu, cumandá, comanda-açú capoerana, acapurana-vermelha, acapurana-da-várzea, caacapoc, caacapoc-dos-aborigenes.

É uma árvore de médio porte, que cresce ao longo dos rios e igarapés na Bacia Amazônica.

O nome comum peruano Huacapurana, pode aplicar-se a três diferentes espécies estreitamente relacionadas de árvores da Amazônia que são utilizadas de forma indiscriminada pela população local: Campsiandra angustifolia, C. comosa e C. laurifolia. Todas as três são árvores de médio porte que produzem flores branco rosadas pequenas com estames vermelhos.

Essas árvores (como a maioria das árvores Campsiandra) produzem uma vagem grande. As sementes são geralmente retirados da vagem, secas, para produzir farinha para pessoas e animais. Esta farinha é comumente referida como "Chigo de farinha de trigo."

Partes utilizadas

Folha, casca, fruto

Indicações

A acapurana (três espécies) é um remédio com um para a febre da malária na Amazônia. Na região de Iquitos, herbalistas e curandeiros locais recomendam uma decocção ou tintura da casca para ser tomado duas vezes por dia para reduzir a febre relacionada à malária.

Nos sistemas de fitoterapia no Peru, também é recomendada para artrite e reumatismo, diarreia, como um tônico, e para outros estados febris.

Os índios Witoto na área de utilização da casca de C. pulverizado laurifólia para tratar feridas. Moradores do distrito de Loreto Peru usaram um chá de casca de C. comosa de um tônico. No Brasil, a árvore vai pelo nome comum de Cumandá ou acapurana e herbalistas recomendam a casca de C. comosa como um tônico, para a febre da malária, e para limpar feridas e úlceras.

Modo de usar

infusão das folhas: malária, febrífugo, tônico, tratamento de febres;

Decocção da casca: banho local de úlceras e feridas; infusão dos frutos: uso local com sal e vinagre: impigens.

Propriedades medicinais

Febrífugo, tônico, antiartrítica, vulnerário, ulcerocanceroso.

  • Febrífuga

  • Vulnerárias

Família

  • Fabaceae

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar