Agrião Bravo (Acmella uliginosa)
Planta da família das Asteraceae, composto por 62 espécies do qual pertence o agrião bravo, também conhecido como agrião-da-ilha-de-frança, jambú, jambu-açú, acmela, agrião-do-brasil, agrião-bravo-do-pará, agriao-do-pará, agrião-do-mato.
Erva anual, quase rasteira, atingindo até 30 centímetros de altura.
Suas flores possuem sabor levemente picante, que deixam na boca uma sensação de formigamento.
Partes utilizadas
Toda a planta.
Indicações
Como remédio popular, tradicional, é usada contra dor de dentes ou de formigamentos na boca, para isto mastiga-se um pequeno pedaço da “flor”. Toda a planta, mas principalmente os capítulos contem um principio ativo de ação anestésica local
Pode ser usada também como anestésico local em ferimentos da boca, colocando-se em contato com a lesão (aftas, cáries doloridas, etc.), durante 1 ou 2 minutos, um pouco de algodão embebido na sua tintura à 10 ou 20%, preparada por maceração num pequeno frasco contendo as flores até a metade e completado com a mistura de 1 parte de álcool para 3 de água.
Propriedades medicinais
Anestésico local, aromática, descongestionante do baço, digestivo, estomáquica, excitante, hepático, nevrálgica, tônico, sialagoga, vesicante.
-
Descongestionantes
Contraindicações | Cuidados
Seu contato com a garganta deve ser evitado devido ao risco de provocar paralisia da glote, que embora transitória, pode ser perigosa.
Farmacologia
Toda a planta, mas principalmente suas flores, contêm uma substância de ação analgésica local, o espilantol e até 0,7% de óleo essencial, que é responsável pelo cheiro característico da planta.
Alguns dentistas usam o mesmo tipo de preparação para aplicar previamente na gengiva, a fim de minimizar a dor da picada da agulha, na anestesia local dental. Este tipo de uso está tão difundido que alguns herboristas norte-americanos a denominam de tooth-ache herb ou erva-para-dor-de-dente.
História | Origem | Plantio | Habitat
É mais frequente na região nordeste, onde cresce especialmente nas serras frescas.
Família
-
Asteraceae