Aipim (Manihot esculenta)

  • Chagas

Planta da família das Euphorbiaceae, também conhecida como aipim, castelinha, macaxeira, maniva, maniveira, pão-de-pobre, uaipi.

Partes utilizadas

Raízes, folhas.

Indicações

Abrir o apetite, feridas, chagas, tumor, abscesso, conjuntivite, diarreia, disenteria, hérnia, inflamações em geral, cansaço, picada de cobra.

  • Indicações específicas: Chagas

Modo de usar

Folhas secas, tostadas e moídas : complemento alimentar, fonte de vitamina A, ferro, cálcio.

Folhas : maniçoba (24 a 48 h para preparar. As folhas são cozidas com carnes, toucinho e temperos).

Farinha da raiz : diarreia.

Chá da raiz : favorece o sono, calmante.

Chá das raízes por decocção : tumor, abscesso, conjuntivite, diarreia, disenteria, hérnia, inflamações em geral, cansaço, picada de cobra.

Propriedades medicinais

Antisséptica, aperiente, cicatrizante, demulcente, diurética.

  • Antissépticas

  • Cicatrizantes

  • Diuréticas

Princípios ativos

Princípios Ativos: Acetona, ácido hidrociânico, ácido oxálico, amido, glucosídeos, linamarina, óleo essencial, proteínas, saponinas, sais minerais, triptofano, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina).

Contraindicações | Cuidados

A mandioca brava tem que passar por um tratamento especial (choque térmico ou mecânico) para a retirada do veneno.

Algumas substâncias da mandioca brava causam intoxicação, dependendo da concentração presente na planta. A linamarina, pode levar à morte.

História | Origem | Plantio | Habitat

Planta muito popular no Brasil de norte a sul, o turbeculo do aipim tem matado a fome de população carentes do interior.

Família

  • Euphorbiaceae

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar