Butua (Chondodendron platyphyllum)

  • Menstruações difíceis

A butua é uma planta trepadeira que pertence à família das Vitáceas. Conhecida também sob o nome de parreirinha do mato; parreira brava; uva-do-rio; abuta e videira-silvestre, porque os seus frutos formam cachos semelhantes aos da uva; essa trepadeira também é usada para fins ornamentais, mas o princípio ativo contido nas raízes, a "cocculina", constitui um alcaloide tóxico, que atrasa a pulsação cardíaca, faz cessar o movimento dos músculos voluntários e causa a morte.

A planta foi diversamente classificada. Saint-Hilaire descreveu-a como Cocculos cinaracens e Barbosa Rodrigues como Cissampelos vitis.

Indicações

O uso da parreirinha-do-mato contra cálculos renais, cólicas uterinas (que podem aparecer durante o sobreparto) e menstruação difícil apresenta resultados excelentes.

Também é indicada para casos de má digestão, dor de cabeça, febre, prisão-de-ventre, tontura, hidropisia e reumatismo.

Em problemas de fígado provoca desobstrução nas afecções hepáticas. Para fins medicinais são utilizadas as casca do tronco (por decocção) e a raiz.O uso da parreirinha-do-mato contra cálculos renais, cólicas uterinas (que podem aparecer durante o sobreparto) e menstruação difícil apresenta resultados excelentes.

Também é indicada para casos de má digestão, dor de cabeça, febre, prisão-de-ventre, tontura, hidropisia e reumatismo.

Em problemas de fígado provoca desobstrução nas afecções hepáticas. Para fins medicinais são utilizadas as casca do tronco (por decocção) e a raiz.

  • Indicações específicas: Menstruações difíceis

Modo de usar

Como diurética e febrífuga, ferva de l0 a 15g de parreirinha-do-mato para cada l litro d'água. Beba de 4 a 5 xícaras por dia.

História | Origem | Plantio | Habitat

Uma planta semelhante a uva, muito utilizada para fins ornamentais, é uma perigosa planta tóxica que pode provocar parada cardíaca.

Família

  • Vitaceae

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar