Camomila Inglesa (Chamaemelum nobile)
Planta da família das Asteraceae, também conhecida como camomila-inglesa, camomila-perene, camomila-romana.
Partes utilizadas
Flores, óleo essencial.
Indicações
Afecção nervosa, histeria, problema menstrual, febre intermitente, flatulência, má digestão; peles e olhos avermelhados, inflamação na pele, sarda, mancha senil nas mãos, joelhos e cotovelos ásperos, alergia na pele; clarear cabelos castanhos e claros.
Modo de usar
- infusão de 5 a 10 gs em 100 ml de água fervente por 15 minutos. Filtrar e tomar 3 xícaras ao dia; - maceração de 10 gs em 100 ml de vinho branco por 5 dias. Filtrar e tomar um cálice pequeno 3 vezes ao dia;
- tintura: 20 gs em 100 ml de azeite, esquenta em banho maria por 2 horas no fogo baixo. Filtrar e usar para massagem: dores de ouvido, nevralgias, limpeza de crostas de recém-nascidos. Para reumatismo, acrescentar 10 gs de cânfora: massagear as juntas doloridas;
- decocção por 10 minutos, de 30 gs de camomila em 1/4 de xícara de azeite de oliva. Deixe esfriar, filtrar em gaze, esprema e aplique: queimaduras solares.
Aromaterapia : Elimina as mágoas, tensão, depressão e síndrome de pânico.
Propriedades medicinais
Antialérgica, antiespasmódica, anti-inflamatória, antiirritante, emenagoga, estomáquica, sedativa, tônica.
Princípios ativos
Ácido angélico, ácido isobutírico, flavonoides, lactona sesquiterpênica, pró-camazuleno, tanino. Composição do óleo essencial: isoamila, issobutila, nobilina, pinocarveol.
Contraindicações | Cuidados
Não deve ser utilizada por pessoa em tratamento radioterápico, pois impede que a radiação destrua as células sadias e as malignas (efeito antioxidante). Pode ocorrer reações alérgicas, efeito anticoagulante.
Família
-
Asteraceae