Carvalho (Quercus robur)
Da família das Fabáceas, é uma árvore frondosa que atinge aproximadamente 20 a 30 metros de altura. Seu tronco forte é coberto por uma casca rugosa e espessa, com flores amareladas e frutos redondos (bolotas).
Existem várias árvores do gênero Quercus, as quais produzem bolotas e de propriedades medicinais bastante semelhantes.
Modo de usar
- Decocção de uma colher de café de casca esmagada por chávena de água.
- uso interno: diarreia Tomar duas a três vezes por dia.
- uso externo banho: frieiras, queimaduras, fissuras, frieiras, hemorroidas, doenças da pele, hemorragias, gengivas inflamadas e sangrentas;
- uso externo compressas quentes: dores osteomuscular, articular cervical decocção de 500 g de casca para 4 litros de água: transpiração excessiva dos pés
Propriedades medicinais
É muito recomendado o chá da casca para os casos de diarreia e na forma de banho para aliviar hemorroidas e fissuras tanto no ânus como no bico do seio.
É indicada em casos de hemorragias, gengivas inflamadas e sangrentas. Usa-se compressas quentes da casca do carvalho para acalmar as dores osteomusculares ou articulares na região cervical.
Princípios ativos
Ácido pirolágico, catequinas, isopreno, quercetina, quercitrina, catequinas taninos (ácido quicitânico) dentre outros.
Contraindicações | Cuidados
O uso externo é contraindicado em peles danificadas e portadores de eczemas graves; o uso interno ou externo em portadores de desordens febris e infecciosas e insuficiência cardíaca. Pode causar irritação da pele.
História | Origem | Plantio | Habitat
Originária da Europa.
Família
-
Fabaceae