Coajerucu (Xylopia frutescens)
Da família das Anonáceas, também conhecida como coaguerec, pijerecu, pindaíba, jejerucu, ibira, pindaúva, pau-de-embira, e muitos outros nomes em todo o Brasil.
Árvore pequena, crescendo até 7m de altura e pequeno diâmetro, folhas alternas, oblongas, cálice gamosépalo, pétalas lineares e estames indefinidos; o fruto é uma baga obovoide, pequena, contendo duas sementes.
Fornece também madeira de cor brancacento castanha, própria para obras internas, cabos de instrumentos agrícolas, carpintaria, mastros de pequenas embarcações, cepas de tamancos e varas de pescar. A casca é perfumada e picante e do líber tiram-se fibras (embira-de-caçador), úteis para cordoalha e estopa.
Propriedades medicinais
As sementes também são perfumadas digestivas, carminativas, estimulantes da bexiga, aconselhadas nos casos de emagrecimento rápido e debilidade, acompanhados de tosses e dores nas costas; também servem para combater o reumatismo, a picada de cobras, o mau hálito e a cárie dos dentes.
No passado, conforme experiências realizadas, verificou-se a sua extrema utilidade para o tratamento das afecções catarrais das membranas mucosas e, particularmente das vias urinárias; muito eficazes contra a leucorreia e as cólicas do estômago.
A indústria farmacêutica francesa, depois dessas experiências, lançou no mercado o alcoolato, as pílulas e as pérolas de "etherolè de coajerucu", que na época foram muito consumidas.
História | Origem | Plantio | Habitat
Em outros tempos, compravam-se suas sementes nas farmácias, onde eram vendidas a granel principalmente como condimento nos Estados do Norte, onde eram conhecidas por "pimenta-de-gentio", "pimenta-do-mato", "pimenta-de macaco", etc., substituindo mesmo a "pimentá-do-reino" (Piper nigra L.), graças ao óleo volátil acre e perfumado que elas encerram e que as torna mais suaves e mais agradáveis ao paladar que a pimenta asiática.
Essa espécie tem muita vitalidade, sendo que, enterrando-se como moirões pedaços ainda verdes, logo brotam e formam belíssimas cercas vivas.
Família
-
Anonáceas