Copo de Caçador (Sarracenia purpúrea)
Da família das Sarraceniáceas. Essa planta vivaz e acaule, de rizomas fibrosos e folhas radicais pecioladas, eretas desde a base, intumescidas e gibosas, enroladas formando tubo ou cartucho (que parecem ânforas, segundo alguns) e inteiramente reticulado nervadas (com nervuras avermelhadas), medindo até 30 cm de comprimento e com o ápice voltado para baixo em forma de opérculo, interiormente denso pilosas e com ala larga; suas flores são solitárias, longo pedunculadas, com pedúnculo inclinado, vermelho-escuro ou vermelho sangue, lavadas de verde, hermafroditas, de 5 sépalas, 5 pétalas e muitos estames.
Muito bela! Seu fruto é uma cápsula loculicida contendo sementes com albúmen carnoso. Além de muito ornamental esta planta é medicinal.
Indicações
De suas folhas sai o extrato glicérico que, quando convenientemente acidulado, destrói a fibrina. Delas se extrai também o alcaloide "sarracenina", com propriedades iguais às da "veratrinina", uma resina e o ácido sarracênico, que é uma matéria corante amarela.
São muito usadas como antidispépticas e antidiarreicas, estimulante do estômago e da circulação.
Os rizomas têm grande ação como diurético e são empregado também contra a varíola.
Essa planta é originária dos Estados Unidos da América do Norte e muito cultivada também como ornamental.
História | Origem | Plantio | Habitat
Cada folha ou cartucho tem a aparência de uma flor de certas Aristoloquiáceas, no fundo de cada flor acha-se uma pequena quantidade de água adocicada, que depois de muito estudo, chegou-se à conclusão tratar-se de orvalho ou gotas de chuva ali depositadas.
Esse líquido, no entanto, atrai os insetos e embriaga-os de tal maneira que os mesmos morrem ali mesmo, ficando depois um amontoado de insetos mortos, em decomposição, que logo a seguir desaparecem.
Família
-
Sarraceniáceas