Coronilha (Scutia buxifolia)
Da família das Ramnáceas. Ê uma árvore pequena, ou mesmo um arbusto, de caule reto, medindo até 6m de altura e 50cm de diâmetro, muito frondoso.
Sua casca é avermelhada, fina, decídua em camadas relativamente espessas, seus ramos eretos, quadrangulares enquanto nova, frequentemente opostos, com grandes espinhos de até 4cm de comprimento.
Suas folhas subpostas ou alternas, elípticas ou oval-lanceoladas, agudas ou obtusas, peninervadas, inteiras ou, às vezes, serradas e com um dente no ápice, coriáceas, verde-escuro; suas flores são esverdeadas, curto pedunculadas, pequenas e dispostas em fascículos de 2 e 3; tem ovário subgloboso e o seu fruto é uma drupa globosa, esverdeada, de 2 a 3mm de diâmetro, contendo sementes compridas, discoides.
Fornece finíssima espécie de madeira, violácea ou avermelhada, muito elástica, considerada impenetrável pelos insetos, principalmente o cerne; é homogênea, porém racha durante a secagem.
É usada para obras de esteio, torno, marcenaria, lenha, carvão e trabalhos expostos.
É medicinal, pois sua casca contém matéria tintorial e dela se faz também certa tintura recomendada como tônico do coração.
As folhas são alimento predileto da lagarta da grande mariposa Morpho catenarius ( borboleta-da-coronilha ). Os frutos também contêm matéria tintorial. Existem outras variedades como a acutifólia, arenícola e obtusifólia.
Vegeta em qualquer tipo de terreno, tanto fértil como árido e até entre as rochas. Muito conhecida no Brasil, principalmente nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Principalmente no Rio Grande do Sul, onde sua vegetação é intensíssima. Conhecida também como espinho-de-touro.
Indicações
Diurética, hipotensora. Tintura das cascas é usada como tônico cardíaco. As cascas e as folhas são usadas como diuréticas e hipotensoras.
Propriedades medicinais
Tônico cardíaco.
História | Origem | Plantio | Habitat
Espécie nativa das matas do sul da América do Sul.
Propagação por sementes, mudas feitas nos viveiros para depois ir a campo. Preferir no outono inverno para realizar o plantio. Mudas devem ser tutoradas. Florescimento, de outubro a janeiro dependendo da região do estado.
Família
-
Ramnáceas