Cumaruzeiro (Dipteryx odorata)

  • Derrame

Planta da família das Fabaceae, também conhecida como fava-de-cumarú, fava-tanka, cumarú, umbanú, muirapaú. Arvore de grande porte, frondosa, podendo atingir mais de 30m de altura, amazônica, madeira resistente e durável utilizada em construções. Produz feijões (favas) acinzentados ou pretos, com até 5cm de comprimento e 1 cm de diâmetro, com agradável aroma a baunilha (devido a cumarina, o meliloto também tem esse aroma, assim como outras espécies), que podem ser usados como aromatizante (do óleo de rícino, p.ex.), flavorizante de alimento (hoje seu uso e desaconselhado pelo alto conteúdo em cumarinas), de tabaco e na perfumaria (como fixador). Os feijões tradicionalmente são fermentados em aguardente e secos ao tempo - resultando na formação de cristais de cumarina (entre 3 e 10%) na superfície do grão, se estivessem congelados; O genera Dypterix tem mais de 10 espécies apenas na América tropical.

Partes utilizadas

Cascas e sementes.

Indicações

Afecção pulmonar, ameba, asma, bronquite, coqueluche, derrame, espasmo, otite, resfriado, tosse, úlcera bucal.

  • Indicações específicas: Derrame

Propriedades medicinais

Anestésico, moderador da respiração e movimentos cardíacos, tônico, tônico do couro cabeludo.

Princípios ativos

Cumarinas: 1-3 a 10% favas: Estéreis de ácidos graxos Isoflavonas; Derivados do lupeol; Outros componentes: batonofonina, lariciresinol, eteril-hidroxiretusina-8-metil, 5-metoxi-xantocercina A, 6,4'-dihidroxi-3'-metoxiaurona, 7-hidroxicromona, 7,3'-dihidroxi-8,4'- dimetoxiisoflavona, betulina, butina, 3-glicosideo do acido cumarico, dipterixina, acido ipterfxico, eriodictiol, acido ferúlico, isoliquiritigenina, lupeol, melilotosfdeo, melilotosfdeo-1 -p-cumaril-R-d-glicose, metil-linole-nato, metil-oleato, acido 0-cumarico, acido 0-hidroxicumarico, cdoratina, acido P-hidroxi-benzoico, retusina, eter retusina-8-metil, sulfuretina, acido salicílico e umbeliferona.

Contraindicações | Cuidados

Pode causar cefaleia, insônia, tontura, vômitos, diarreia, náuseas; O uso em altas doses ou prolongado pode levar a lesões hepáticas que desaparecem com a interrupção do uso e atrofia testicular e retardo do crescimento.

Farmacologia

A cumarina e um principio ativo vegetal bem conhecido como solventes sanguíneo - que se encontra em uso comercial como cumadina ou Warfarina; tóxico em altas doses: causa lesões hepáticas graves, retardo do crescimento, atrofia testicular e paralisia cardíaca a em cães e ratos. A DLM em ratos e de 680mg/Kg.

Em estudos com o extrato das sementes, em animais, conduzidos aqui no Brasil foram demonstradas evidencias de efeitos colagogo, coleterico, antiespasmódico, hipoglicêmico, anti-diuretico, anti-espermatogenico e anti-inflamatório.

Também foram evidenciados lesões hepáticas e toxidade em doses de 350mg/Kg com o extrato de sementes cruas. Pesquisas nos EE.UU. em 2003 relataram efeito antitumoral in vitro em câncer mamário de cobaias. O uso da Fava-de-Tonka e hoje um assunto controverso - seu uso tradicional em xaropes para coqueluche e combatido pois pode causar paralisia cardíaca se usado em altas doses; Também não se aconselha seu uso como flavorizante de alimentos.

Mas as matérias graxas das favas ainda são vendidas na Holanda com o nome de manteiga de Tonka. Seu uso em perfumaria e cosmética ainda pode ser uma alterativa de sustentabilidade para as populações da floresta amazônica. Quanto ao uso medicinal, o risco de superdosagem de cumarinas e o mesmo, sendo elas sintéticas ou de origem vegetal.

História | Origem | Plantio | Habitat

É nativa das florestas do Brasil, Venezuela, Guianas, Suriname, Peru e Colômbia. Sua maior concentração e nos estados do Amazonas e Pará.

Árvore muito utilizada na Amazônia, há séculos, medicinalmente e por sua madeira durável e resistente.

Família

  • Fabaceae

Outras informações

Adultos: O chá das sementes e utilizado em dose padrão: 5g de sementes secas (1 colher de sobremesa para cada xícara de água) em decocto para uso interno, tornados 2 vezes ao dia; O azeite extraído das sementes cruas pode ser pingado em ouvidos inflamados, ferimentos e ulceras e fraccionado em articulações dolorosas.

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar