Erva Doce (Pimpinella anisum)
Planta aromática da família das Umbelíferas, também conhecida como erva doce.
É uma planta anual que cresce até cerca de 50cm, possui caule estriado, folhas inferiores lobadas, as demais multi fendidas; inflorescência em umbela de flores alvacentas e pubescestes.
Partes utilizadas
Frutos.
Indicações
O chá adocicado de sabor agradável é usado para combater a cólica e os gases intestinais.
Modo de usar
Muito usada pela indústria alimentícia. As folhas podem ser usadas para temperar a carne de carneiro e porco. As semente são usadas com maior frequência, como remédio para o estômago, combatendo a flatulência e a cólica infantil. O óleo da erva doce é usado em dentifrícios, como aromatizante e antisséptico.
Propriedades medicinais
Diurética, expectorante, carminativa, antisséptica, estimulante e tônica.
Princípios ativos
Óleos essenciais com 90% de anetol . Seus principais produtos são o anetol , a colina, mucilagens.
História | Origem | Plantio | Habitat
Essa erva já é usada para fins medicinais pelo menos três mil e quinhentos anos.
Multiplicação por semente, originária das regiões próximas ao Mediterrâneo, adaptou-se bem em todos os climas brasileiros. Exige solos frescos, drenados, férteis e pode ser plantada o ano todo em espaçamento de 30cm entre plantas. Responde a irrigação nos períodos de estiagem. As sementes podem ser plantadas assim que o clima se torna mais quente, em um local em que a planta receba sol direto durante a maior parte do dia.
Colheita: Colhem-se os frutos quando maduros e as "cabeças" (região entre o caule e a raiz). As folhas são colhidas o ano todo.
Nativa do Egito.
Família
-
Umbelíferas