Espirradeira (Nerium oleander)

  • Tóxico

Planta da família das Apocynaceae, também conhecida como espirradeira, oleandro, flor-de-são-josé, loandro, loureiro-rosa, loandro-da-índia. Arbusto pequeno de até 5 centímetro de altura, ramos trigonos, esverdeados a princípio, tornando-se cinza; tem folhas opostas, lanceoladas, acuminadas ou agudas na ápice.

  • Indicações específicas: Tóxico

Modo de usar

Tratamento sintomático com anti-espamódicos (atropina ou similar), antieméticos (metoclopramida ou difenidramina), protetor de mucosa e adsorvente intestinal. Lavagem gástrica por pessoa experiente. No olho, lavar demoradamente com água corrente, colírio antisséptico, analgésico e posterior e encaminhamento do paciente a oftalmologista. A terapêutica nos transtornos cardíacos depende dos eletrocardiográficos e monitorização do paciente, em unidade de terapia intensiva. Geralmente, hipercalemia, bloqueio de condução e ectopia ventricular são indicativos de casos graves. A irritabilidade ventricular é tratada com antiarrítimicos da classe II, sendo mais indicada a fenitoína. A dose recomendada varia de 7 a 10 mg/Kg/24 horas, que pode ser administrada em infusão venosa lenta ou em período mais rápido de 20 a 30 minutos, repetindo-se a dose duas a três vezes, se necessário. Potássio é eficaz na supressão de ritmos ectópicos. Cloreto de potássio pode ser administrado por via oral ou venosa. Para crianças, doses fracionadas de 1 a 2 g (13 a 27 mEq) diárias podendo elevar-se até 4 g (52 mEq) para crianças maiores. O equilíbrio hidreletrolítico deve ser controlado.

Cerca de 15-20g são suficientes para matar um bovino ou equino. Há casos registrados de morte humanos por utilizar ramo de Nerium oleander como espeto de churrasco. As folhas secas continuam tóxicas.

Princípios ativos

Oleandrina, neriantina (glicosídeos cardiotóxicos).

Contraindicações | Cuidados

Tóxica . Uma única folha é suficiente para causar envenenamento.

Dose Letal: DL50 é de 0,18 mg/k g de oleandrina (concentração na planta de 0,08%). 18 g da planta são suficiente para matar um homem de 80Kg.

Dores abdominais, pulsação acelerada, diarreia, vertigem, sonolência, dispneia, irritação da boca, náusea, vômitos, coma e morte, os sintomas podem ocorrer várias horas após a ingestão.

Família

  • Apocynaceae

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar