Fitolaca (Phytolacca decandra)
Planta da família das Phytolaccaceae, também conhecida como caruru-de-cachos, caruru-açi, erva-dos-cachos, erva-de-laca, espinafre-macio, uva do Canadá, tintureira-vulgar, fitolaca americana, uva-turca, vinagreira, tinturer, uva-dos-passarinhos.
A fitolaca é um arbusto perene vigoroso que pode crescer até 4m de altura, possui um caule ereto e avermelhado, com folhas grandes que se afinam nas extremidades; suas flores são brancas e numerosas, e estão formadas em cachos, cada uma com 5 pétalas arredondadas, e se desenvolvem em cachos de bagas suculentas e negras.
Seus frutos amadurecem no outono.
Partes utilizadas
Raiz, folhas e frutas
Indicações
Artrite e reumatismo crônicos, obesidade, alimento, edema, câncer de pele, dismenorreia, sífilis; dermatofitose, sarna e seios doloridos antes da menstruação.
Contraindicações | Cuidados
Gestantes devem evitar o consumo. A fitolaca possui uma ação estimulante ao útero e componentes tóxicos. Esta erva é também conhecida por afetar o ciclo menstrual.
História | Origem | Plantio | Habitat
As folhas e raízes da fitolaca são largamente usadas na medicina popular; As folhas pequenas e novas da fitolaca são enlatadas e vendidas comercialmente sob o nome de "poke salet." O suco das bagas têm sido usado como tinta, pigmento, e como um agente de coloração para vinhos.
Nativa do leste da América do Norte e naturalizada extensamente na Europa, Índias Ocidentais e Ásia. Cresce espontaneamente em todo o Brasil, a fitolaca é uma planta comum encontrada em áreas abertas, campos, ao longo de cercas e florestas limitadas.
Família
-
Phytolaccaceae