Hera Terrestre (Glechoma hederacea)

  • Vermes

Planta conhecida desde a antiguidade, muito utilizada como desobristuente do fígado e um bom vermífugo.

Da família das Labiatae, também conhecida como hera de São João e coroa da terra, correia de São João Batista e herazinha.

Planta herbácea rasteira, pequena e perene, com 10 à 30 centímetros de altura, raízes delicadas e fibrosas, flores azul violáceas, róseas ou esbranquiçadas, tem sabor amargo.

Com folhas dentadas triangulares, muito longinquamente semelhantes as heras propriamente ditas.

Possui flores são azuis com a tendencia de se tornarem violetas, (MOREIRA,199) que se abrem como pequenas cristas; a planta toda exala um cheiro forte, e o gosto é amargo.

Partes utilizadas

Partes aéreas floridas frescas e secas.

Indicações

Vermes, desobstrução do fígado, inflamações na garganta. Utiliza-se em caso de tosse produtiva ou bronquite, nesse caso pode ser encontrada em forma de medicamento pronto pra uso.

  • Indicações específicas: Vermes

Modo de usar

Infusão - 10 gramas da planta em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras de chá por dia, ou fazer gargarejos.

O leite preparado numa decoção de 50 gramas de hera, num litro, tomado durante a noite, à razão de uma xícara comum, é usado nos caos de bronquites.

Para lavar os olhos, faz-se uma infusão com duas partes de hera-terrestre, uma de celidônea e um pouco de mel.

Propriedades medicinais

Tônico, béquico, anti-inflamatório, desobistruente, vermífugo, antiespasmódico, adstringente, diurética e antiescorbútica.

  • Vermífugas

Princípios ativos

Óleos voláteis: pinocarvona, mentona, pulegona, germacran B e D, cis-ocimeno; Sesquiterpenos: glechomafurano, glechomanolídeo; Ácidos graxos: ácido 9-hidroxi-1 O-trans, 12-cis-octadecadiendico; Derivados do ácido cafeico: ácido rosmárico; Flavonoides: cimarosideo, cosmosiina, hiperosídeo da isoquercetrina.

Contraindicações | Cuidados

Não há relatos em humanos, os animais em geral não a aceitam como forragem.

Em grande quantidade, a planta fresca é letal para cavalos.

Toxicologia

Planta tóxica em uso interno.

Farmacologia

O conteúdo de triterpenos é responsável pela ação anti-inflamatória; não foram encontrados relatos de pesquisas. Usada como adstringente, anti-inflamatório e descongestionante.

História | Origem | Plantio | Habitat

É planta usada medicinalmente desde Galeno, na idade média foi considerada um símbolo da Virgem Maria, afirmava-se que uma coroa feita de hera- terrestre colhida na noite de Valburga concedia a capacidade de reconhecer as bruxas no dia seguinte.

É originária da Europa e Ásia Boreal (MARTINS,134), onde é comumente encontrada como planta silvestre. Ela cresce em locais pavimentados e nas paredes externas da casa.

Família

  • Labiatae

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar