Hortelã (Menta piperita)
Da família das Labiadas, também conhecida como hortelã de cheiro, hortelã de folha miúda, hortelã de tempero, hortelã pimenta e menta. Planta perene, com rizoma lenhoso e caule quadrangular. As folhas são opostas, providas de um curto pecíolo e com margens dentadas. As flores são de coloração lilás ou brancas, reunidas em espigas terminais. O cálice das flores é rico em pelos glandulares, repletos de óleo essencial. Sua reprodução é por estaca de rizoma ou estolão, pois raramente produz sementes. A época mais indicada para o plantio é o período das chuvas, embora possa ser plantada em qualquer época do ano. Prefere locais sombreados e não é exigente quanto ao clima. O solo deve ser fofo, úmido, bem drenado, rico em matéria orgânica e bem cuidado. A colheita das folhas e flores é feita quando do início da floração.
Partes utilizadas
Flores, folhas e sementes
Indicações
Seu suco, puro ou com um dentinho de alho, ajuda a combater os vermes intestinais.
Modo de usar
Infusão de 5 ou 10 gramas de folhas picadas, secas ou frescas, respectivamente, em 1 litro de água. Tomar 1 xícara de chá 3 vezes ao dia como vermífugo.
Folhas secas - ingerir 10 à 16 folhas por dia, em 3 doses, às refeições, por 5 ou 10 dias, como vermífugo.
Pó - triturar folhas secas e peneirar, misturar uma colher de café do pó com mel. Tomar 3 vezes ao dia, durante 7 dias. Para crianças, usa-se a metade da dose. Vermífugo com alho - amassar 3 ou 4 folhas frescas e um dente de alho, colocar numa xícara de chá, acrescentar água fervente, tampar e deixar esfriar, coar e servir. 1 vez por dia, 1/2 hora antes do café da manhã, durante 5 dias.
Analgésico estomacal e intestinal : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e acrescente 1 colher de sobremesa de suco de limão. Tome 1 xícara de chá, entre as principais refeições.
Refrescante; digestivo; estimulante das funções cardíacas : coloque 2 colheres de sopa de folhas e flores e 1 pedaço pequeno de pau de canela em 1 copo de álcool de cereais a 50%. Deixe em maceração por 8 dias. Coe e acrescente 1 xícara de chá de água fria e 4 colheres de sopa de açúcar cristal. deixe em repouso durante 30 dias, agitando o líquido de vez em quando. Tome 1 cálice, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições.
Digestivo; calmante estomacal; gases intestinais : coloque 3 colheres de sopa de folhas e flores em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 8 dias e coe. Tome 1 colher de café, diluído em um pouco de água, 3 vezes ao dia.
Cólicas, estomacais e intestinais; azia; gastrite : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas e flores, 2 colheres de sopa de folha de guaçatonga picada e adicione água fervente. Abafe por 5 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá 10 minutos antes das principais refeições.
Propriedades medicinais
Antifungosa, anti-inflamatória, analgésica, anestésica e antiespasmódica. Calmante e digestivo.
Princípios ativos
Óleo essencial (terpenos), aldeídos e taninos , resinas, flavonoides, ácidos, carotenos, vitaminas e outros.
Toxicologia
Pode causar insônia.
História | Origem | Plantio | Habitat
Multiplicação: reproduz-se por estacas, rizomas (mudas), principalmente; Cultivo: prefere clima frio, embora adapte-se bem em qualquer clima. O plantio se faz a qualquer época. Prefere solos ricos em matéria orgânica; não suporta solos ácidos. É exigente em termos de água, por isso deve-se irrigá-la com frequência; Colheita: 60 dias após o plantio, colhe-se as folhas durante o ano todo, para serem utilizadas de preferência verdes.
Origem : Regiões temperadas do globo.
Família
-
Labiadas