João de Capote (Nicandra physaloides)
Na medicina pupolar essa planta é muito difundida, principalmente da América do Sul, como o Peru, Colômbia, Suriname e Brasilmais faltam estudos farmacobotânicos para estas espécies.
lanta da família das Solanaceae, também conhecida como balãozinho, bexiga, bucho-de-rã, joá, juá-de-capote, lanterna-da-china, maçã-do-perú, mata-fome, quintilho, em Portugal também é conhecido por alquequenge, nos Açores é conhecido por capucha e no sul de Angola é matipatipa. Herbácea anual, robusta, ereta, de 40 a 140 cm de altura, possui caule glabro e fortemente sulcado, com folhas também glabras, de 7 a 14 cm de comprimento
Partes utilizadas
Folhas, frutos, raízes.
Indicações
purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol.
A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado.
Modo de usar
Seiva em doses mínimas: calmante.
Propriedades medicinais
Calmante, diaforética, estupefaciente, diurética, midriática.
Princípios ativos
É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides.
Contraindicações | Cuidados
Os frutos são tóxicos.
História | Origem | Plantio | Habitat
Sua reprodução se dá por sementes, de crescimento é rápido e ocorre da primavera ao outono, preferindo solos fertéis. Apresenta pequena alelopatia, inibindo o crescimento de outras plantas na área ao seu redor.
Família
-
Solanaceae