Laranja Doce (Citrus sinensis)
A laranja é fruto híbrido que surgidu na Antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina, esse fruto é muito popular rico para a saúde do organismo.
Planta da família das Rutaceae, também conhecida como laranja, laranja-açucar, laranja-de-umbigo, laranja-bahianinha, laranja-lima, laranja-natal, laranja-pera-do-Rio, laranja-rubi, laranja-valência, laranja-hamlin, laranja-bahia, laranja-sanguinea, laranja-pêra, laranjeira.
Árvore pequena com tronco e galhos finos, cascas acinzentada, provida de espinhos longos.
Folhas alternas e verde brilhantes, glandufiferas, pecíolo alado; Flores solitárias reunidas nas extremidades dos ramos, brancas, belíssimas, muito fragrantes, conhecidas ao longo de todo o planeta. os frutos variam muitíssimo em tamanho, cor e sabor, mas são todas bagas globosas e de casca mais ou menos rugosa, de acordo com a espécie.
Sob a casca encontram-se glândulas amarelas repletas de óleo essencial e uma grande bainha de pectina que envolve gomos de celulose que contém o que chamamos de fruta propriamente dita, pelos translúcidos repletos de suco.
Partes utilizadas
Folhas, frutos, óleo essencial.
Indicações
Epilepsia, estômago, combater a falta de vitamina C; contração muscular, desintoxicar o organismo, dores ciáticas, epilepsia, intestinos, moléstia nervosa, nefrite; prevenir gripes, resfriados e anemia; reumatismo, restaurar o fluxo menstrual.
Uso pediátrico: Alimento. As mesmas indicações.
Uso na gestação e na lactação: Alimento. as mesmas indicações.
Modo de usar
Fruta consumida ao natural, em saladas, saladas de frutas, acompanhamento de feijoada, ingrediente de bolos, tortas, doces, pudins, pães, sorvetes, caldas para cobertura de bolos, suco natural, sozinho, combinado a outras frutas ou ervas, como tempero para frango, peru, chester, carnes e peixes. O pericarpo da laranja (parte branca) seco é usado como tempero e para o preparo de chás; - em óleos e cremes corporais para massagem: calmante, banhos de imersão aromáticos, para tratar de calosidades e em pomadas e géis para dermatites e eczemas
Propriedades medicinais
Analgésica, anti-helmíntica, anti-hemorrágica, antirreumática, antitérmica, aperiente, calmante do sistema nervoso, ciática, depurativa, digestiva, diurética, emenagoga, estimulante, laxante, regulador intestinal, sudorífera, tônica.
Princípios ativos
Acetato de linalil, carotenóides, derivados de triterpenos (limonina), ferro, glicosídeos flavonoides (neoespiridina, naringina, rutina, eriocitrina, hesperidina), hidrato de carbono, nerol, vitaminas (C, A, complexo B).
Contraindicações | Cuidados
Necessário cuidado com o sumo da casca, pois a pele impregnada, ao sol, sofre queimaduras.
Farmacologia
A laranja promove a secreção do suco gástrico: Funciona como laxante mecânico.
História | Origem | Plantio | Habitat
Usada como alimento e fonte de vitamina C. Mundialmente conhecido.
Originária a China, espalhou-se por todo o mundo temperado e tropical. O Brasil e um dos maiores produtores e exportadores de suco de laranja do mundo.
Família
-
Rutaceae