Lichia (Litchi chinensis)

  • Tumores

Planta da família das Sapindaceae, também conhecida como lichia. Árvore subtropical com até 12 m de altura, grande longevidade, belo porte, muito ornamental. Folhas verde escuras, oblonga agudas, permanentes. As flores são miúdas, insignificantes. Os frutos produzem em belos caches de 15 a 22 frutos. A casca e rugosa e de cor vermelha e fácil de ser destacada. A polpa e gelatinosa, translúcida, sumarenta, sabor doce e exótico, lembrando ao de uva Itália e não e aderente ao carogo. Consumidas ao natural, em sucos, compotas e passas; Em muitos países e considerada a rainha das frutas. Perfeitamente adaptada as condições de clima do Estado de São Paulo. O Brasil tem condições de dominar o mercado mundial.

Indicações

Em quantidade moderada: tosse, dor de estômago e de tumor.

  • Indicações específicas: Tumores

Propriedades medicinais

Antiescorbútica, antitérmico, antitussígena, diurética.

Princípios ativos

Ácido nicotínico, cálcio, carboidrato, fósforo, ferro, fibra, gordura, potássio, proteína, riboflavina, sódio, tiamina, vitamina C.

Farmacologia

15% do peso da fruta fresca, é composto por seu pericarpo que contém flavonoides muito significativos: flavonóis e antocianinas. Os principais são a procianidina B4. procianidina B2 e epicatequina. As antocianinas importantes são: cianindina-3-rutinosi-deo, cianidina-3glucosideo, quercetina-3-glucoside: Os flavonóis a antocianinas da lichia exibem potencial anti-oxidativo alto: Além da atividade anti-oxidativa, a polpa da lichia exerce um efeito inibitório - dose e tempo dependente, sobre o câncer de mama humano; Essa atividade pode ser atribuída, em parte, à sua inibição sobre a proliferação e indução a apoptose das células cancerosas através alteração de vários genes: Além do mais, várias atividades anticancerígenas são observadas na epicatequina, procianidina B2, procianidina B4 e frações de etil-acetato dos extratos da polpa da lichia; A procianidina B4 e a fração do etil-acetate mostrou forte efeito inibitório na proliferação HELF e MCF7; Este e outros estudos semelhantes sugerem que os flavonoides da lichia podem ser potencialmente úteis em alimentos funcionais e/ou drogas anticâncer de mama.

História | Origem | Plantio | Habitat

A disseminação da cultura da lichia aconteceu recentemente, sendo que na séculos vem sendo cultivada na China, região de origem, de onde foi levada para a Índia e outras regiões. Atualmente, os maiores produtores são China, Tailândia, Índia, Estados Unidos (Florida e Havaí) e Nepal.

Originária da China onde e considerada a fruta nacional,

Família

  • Sapindaceae

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar