Lilás da Índia (Melia azedarach)

  • Lavar feridas

Planta da família das Meliaceae, também conhecida como azerdaque, lírio china, lírio do japão, lilás do japão, cinamomo, santa bárbara, paraíso. Árvore ou de folhas caducas e de curta duração, atinge 15 metros ou mais, com tronco curto e copa difusa e aberta. Casca superficialmente fissurada. Ramos jovens revestidos por pelos estrelados caducos.

Folhas até 90 cm, alternas, bipinuladas, com numerosos folíolos; cada folíolo tem forma ovado lanceolado, são serreados ou lobados e algo lustrosos.

Inflorescência grande e pauciflora.

Flores fragrantes, lilás, geralmente pentâmeras.

Frutos tipo drupa, semi-arredondados, cerca de 15 mm de diâmetro, amarelos, lisos, mas tornando-se rugosos; ligeiramente carnosos, em geral presentes durante todo o ano. Floresce na primavera durante os meses de setembro, outubro e novembro.

Frutos maduros no outono e inverno, quando as árvores estão desfolhadas.

Partes utilizadas

Casca da raiz, fruto e folhas.

Indicações

É empregado internamente como vermífugo e, externamente, para lavar feridas, constituindo um linimento útil contra as afecções reumáticas e nevrálgicas (Macfayden).

Os indígenas do Congo acreditam na sua eficácia para curar a escrofulose e a lepra; também na índia reputam-no sucedâneo do óleo de Chalmogra para combater a última dessas moléstias porém ainda nada há de positivo.

Em alguns lugares usam-no como um simples óleo para o cabelo. Finalmente é uma árvore digna do apreço que sempre teve como ornamental e, com certeza, também como industrial.

  • Indicações específicas: Lavar feridas

Princípios ativos

Seus frutos tem três partes distintas: a polpa externa, o caroço e as sementes, sendo que a primeira, reputada a mais venenosa, entra na farmacopeia indiana, tem sabor fortemente açucarado e, segundo análise cuidadosa (Riotard), encerra 9,44% de água, 3,48% de cinzas, 12,15% de matérias azotadas, 27% de glicose, 2,88% de sacarose, ou seja, no total 29,88% de matérias açucaradas ou, em relação ao fruto inteiro, 18,72% de açúcares, sendo 16,91% de açúcares diretamente redutores e 1,81% de açúcares redutores por inversão. Isto representam aproximadamente 10% de açúcar em relação ao fruto seco ao ar, o que justificaria a sua exploração industrial para obter-se álcool não potável.

As sementes dão 37,73% de óleo fixo, amargo, amarelo pálido ou esverdeado, de belo aspecto e muito fluido, o qual se solidifica a 18°C e pode servir para a fabricação de vernizes e pastas para calçado (Fendler), mas o seu aproveitamento não é possível, sob o ponto de vista econômico, porque os caroços que as contêm são muito duros e difíceis de quebrar, além de que a quantidade de óleo, em relação ao peso total do fruto, representa apenas 6,95%.

Contraindicações | Cuidados

Não usar em casos de diarreia crônica. Em doses elevadas causa alterações do ritmo cardíaco diarreia, vômitos e choque. As medidas usuais para intoxicação deverão ser tomadas.

Sintomas de intoxicação: cólica, vômitos, sede intensa, diarreia sanguínea, sudorese, extremidades frias, pulso falho, paralisia, respiração irregular.

Posologia:

História | Origem | Plantio | Habitat

Índia, também é comum em Burma, China e Pérsia.

Família

  • Meliaceae

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar