Lírio de Maio (Convallaria majalis)
Planta de pequeno porte, nativa da Europa, possui frangância e delicadeza impar, é muito venenosa e sua ingestão pode até matar.
Planta da família das Liliaceae, também conhecida como Gonvalária, lírio-dos-vales. A convalária, uma planta esguia com flores perfumadas, melhora o funcionamento de um coração fraco. Esta planta medicinal potente pode ter efeitos tóxicos.
Partes utilizadas
Planta inteira.
Modo de usar
Usado pela indústria farmacêutica na produção de remédios para doenças cardíacas (insuficiência cardíaca, arritmia e infartos). O extrato da planta é usado na indústria de perfumes e cosméticos.
- extrato fluido: de 5 a 15 gotas, até 4 vezes ao dia;
- tintura da raiz seca (raiz 1:5 álcool): 5 a 20 gotas, até 4 vezes ao dia.
Propriedades medicinais
Problemas cardíacos: Os compostos ativos da convalária são semelhantes aos de Digitalis purpúrea, a fonte da digitoxina uma droga para o coração. A convalária é de ação mais leve e segura, sendo prescrita para problemas do coração
Contraindicações/cuidados: extremamente tóxica. O seu uso apenas sob supervisão médica. O plantio do lírio-do-vale deve ser cercado de cuidados, principalmente na proximidade de crianças. Há registros de casos de ingestão de seu fruto vermelho, com a consequente intoxicação.
Efeitos colaterais: náuseas, vômitos, dor de cabeça, desordens na percepção das cores, arritmia cardíaca e paralisia do centro respiratório. Recorrer urgentemente a um médico.
Não tomar durante a gravidez e a amamentação. Tomar apenas quando prescrita por um médico ou fitoterapeuta. É uma erva restrita em alguns países, incluindo o RU e a Austrália.
Princípios ativos
Convalósido, convalotoxina, saponina, convalarina, óleo volátil, farnesol.
Família
-
Liliaceae