Macadâmia (Integrifolia)
Da família das proteaceas. Árvore tropical perene que atinge até 19 metros de altura e 13 metros de diâmetro.
As folhas perenes são lisas, alongadas, bordas onduladas, verde escuras e brilhantes; flores brancas axilares, em panículas que florescem e frutificam até duas vezes por ano, de 10 à 20 frutos por panícula.
O fruto e verde, brilhante, arredondado, com 2,4 à 5 centímetros de diâmetro e tem um pericarpo que se abre e desprende quando maduro. Abaixo da casca fica uma nóz com parede altamente resistente, esférica, lisa, cor pardo clara a pardo-escura.
Partes utilizadas
amêndoa e óleo da amêndoa.
Indicações
Cosmética Produtos farmacêuticos para uso em peles muito sensíveis, desidratadas ou com irritações, alem de ajudar na prevenção do envelhecimento da mesma; também é usada no tratamento da hipercolesterolemia; Sua concentração de uso em cosméticos industrializados: 5%.
Óleos vegetais são utilizados em cosmética desde os primórdios da civilização; Seus conteúdos em ácidos graxos favorecem outras ações farmacológicas, ainda não pesquisadas.
Propriedades medicinais
manutenção da elasticidade da pele, antialergenica, hidratante, antioxidante celular, fotoprotetora.
Princípios ativos
Fósforo 240,8 mg; Cálcio 53,9 mg; tiamina, riboflavina e niacina 51,99 mg; proteína 9,54%; Óleo 75,50%; ácidos graxos: mirístico, palmítico, palmitoleico, estearico, oleico, linoleico e araquidico.
História | Origem | Plantio | Habitat
Foi introduzida no Havaí em 1881, e a partir de 1945 começa a tomar impulso como cultura importante, por seu alto teor nutricional e excelente sabor, a nogueira macadâmia desenvolve-se bem em locais de temperatura média entre 23 e 25 °C, sendo ideal que haja temperaturas noturnas entre 16 e 18°C para estimular a indução floral.
Família
-
Proteaceas