Malva do Campo (Sida macrodon)
Família das Malváceas. Planta perene e de raízes fortes, multicaule, até 30cm de altura; caules vilosos, prostrados ou ascendentes, ramificados, lenhosos na base; folhas pecioladas (pecíolos vilosos e do comprimento da lâmina), oval agudas, ligeiramente cordiformes na base, dentadas, nervadas, com pelos estriados, mais abundantes na página inferior, que é mais pálida e viloso aveludada, quase farinosa, flores longo pedunculadas, grandes, róseas, agrupadas, binárias ou solitárias, dispostas na axila das folhas; o fruto é uma cápsula encerrada no cálice acrescente.
As folhas, de preferência frescas, são consideradas antissifilíticas e para este fim usadas internamente como "chá" ou, externamente, lavando-se as chagas com o respectivo cosimento. Sua produção registra-se com mais intensidade nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Em Minas Gerais é também conhecido como malva-do-campo" e entra também no preparo do quentão, sendo então suas folhas torradas com açúcar queimado, o que dá ao quentão um sabor diferente e um aroma invulgar.
Família
-
Malvaceae