Melissa ou Erva Cidreira (Melissa Oficinallis)

  • Digestiva

Da família das Labiadas, também conhecida como Erva Cidreira, chá da frança, chá de tabuleiro, cidrilha, citronela, citronela menor, erva cidreira europeia, erva luisa, cidreira verdadeira, limonete, meliteia, melissa romana, melissa verdadeira, salva do brasil.

Trata-se de uma planta perene de folhas verde claro em forma de coração e de flores amarelo-claro. Semeia-se de setembro a janeiro em solos rico em matéria orgânica. Planta com caule ramificado a partir da base, formando touceiras. esses são quadrangulares e na ocasião da floração,se ramificam acentuadamente. As folhas de um verde intenso na parte inferior, são pecioladas, opostas,, ovais, demargens crenadas e com nervuras bem salientes. As flores se formam nas axilas das folhas,, são inicialmente brancas e amarelas, e quando adultas permanecem brancas rosadas ou brancas manchadas de rosa. O fruto é composto de quatro aquênios oblongos ou ovais, castanhos, lisos e sem pelos. Quando ainda jovem, a planta tosa emana um suave e agradável odor de limão, e quando esmagada esse odor fica mais forte. O sabor é adocicado e um pouco amargo. A planta idosa exala um odor que já não é muito agradável. Sua propagação é feita por sementes, divisão de touceiras e por estacas. Antes do plantio por sementes, devem ficar 24 horas mergulhadas em água morna. A semeadura deve ser feita na primavera, em regiões de climas amenos e sem invernos rigorosos. As folhas devem ser cortadas, sem o caule, na primavera e as sumidades floridas, no início do verão. Prefere solos férteis, ricos em matéria orgânica, profundos, argilosos arenosos, levemente úmidos e com bastante luz solar, mas sem calor excessivo. De preferência, o cultivo deve ser feito em terrenos próximos a matas,a arroios e rios, em locais frescos e sombreados.

Partes utilizadas

Parte aérea, óleo essencial.

Indicações

Combate gases, cólicas intestinais, facilita menstruação, combate caxumba e é boa para a digestão, hipertireoidismo (doença de Graves) e agente tópico para herpes labial.

  • Indicações específicas: Digestiva

Modo de usar

- infusão de 25 a 50 g de folhas verdes em um litro de água. Tomar 3 a 4 xícaras ao dia; - infusão de 1 xícara das de cafezinho de folhas verdes picadas para ½ litro de água. Tomar 1 xícara das de chá 4 vezes ao dia;

- infusão de 2 a 4 g de folhas secas três vezes ao dia; - infusão de 3 colheres (chá) de folhas secas em 1 xícara de água (sedante);

- folhas frescas: aplicar sobre os olhos, para inflamações;

- lavagens intestinais com o infuso (tenesmo e diarreia de sangue); - bochechos: dores de dente; - suco: mistura-se um pouco de sal às folhas contusas (caxumba);

- cataplasma : . das folhas frescas contusas, aplica-se sobre o ventre, para dores de estômago, fígado e intestino; para picadas de insetos e entupimento das mamas;

- decocto das folhas a 3% - ação calmante em dores;

- extrato fluido em álcool 45%: 2 a 4 ml três vezes ao dia;

- tintura 1:5 em álcool 45% 2 a 6 ml três vezes ao dia; - tintura mãe: 40 a 50 gotas, três vezes ao dia; - alcoolato: 2 a 5 g ao dia;

- extrato alcoólico: 1,5 a 2,0 g ao dia; - macerado: 3 a 5 gs de erva em 100 ml de vinho branco por 5 dias. Tomar um cálice pequeno 2 ou 3 vezes ao dia: baixar febre de gripe; - licor caseiro: 2 mãos cheias de folha de melissa amassadas, 1 litro de vodca, 3/4 xícara de mel, casca ralada de um limão. Agite bem e deixe descansar uma semana. Coe, engarrafe e espere três semanas antes de usar; - aromatizante em saladas de hortaliças e frutas, omelete, molhos, carnes, etc.

Tônico para a pele cansada do rosto : em um recipiente, coloque 3 colheres de sopa de folhas e ramos florais, 1 colher de sopa de alfazema e 1 colher de sopa de camomila e adicione 1 xícara de chá de álcool a 50%. Misture bem. Deixe em maceração por 10 dias, em recipiente bem fechado e coe. Aplique com um chumaço de algodão, antes de dormir ou quando estiver com a aparência cansada.

Banho relaxante : coloque 5 colheres de sopa de folhas e ramos florais picados em 1/2 litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Adicione a água morna do banho. Faça banho de imersão por 15 minutos, antes de dormir. Após o banho não enxugue, coloque somente uma toalha de proteção ao corpo.

Aromaterapia : Relaxante, ansiedade e insônia. Hipotensora.

Propriedades medicinais

Digestiva e Sedativa, antiespasmódico, calmante, digestiva.

Princípios ativos

Óleo essencial: monoterpenos e sesquilerpenos: geraniol, nerol, beta-alriofileno, óxido de beta-alrio-fileno, linalol, citronelol, nerol e geraniol, citronelato de metila; Flavonoides; Compostos triterpénicos: oleanano e ursano; Ácidos orgânicos: ácido cafeico e derivados diméricos e trimétricos, lrospérmico, rosmarinico e melítricos A e B; Mucilagens; Princípios amargos; Resinas.

Contraindicações | Cuidados

diminuição da pulsação e entorpecimento.

pessoas com hipersensibilidade à planta.

História | Origem | Plantio | Habitat

Multiplicação por sementes e estacas;

Em solos secos, arejados e férteis. O plantio pode ser feito o ano todo mas, de preferência na primavera. Exige irrigação nos períodos secos.

Folhas e galhos tenros, na época da floração principalmente. Europa, na Ásia e no norte da África. No Brasil é cultivada em várias regiões.

Nativa da Europa meridional (região mediterrânea) e do oeste asiático, espalhou-se pela Europa e outras regiões do mundo.

A erva-cidreira já era utilizada como uma erva medicinal pelo naturalista romano Plínio, o naturalista grego Dioscórides, e pelos herbalistas da idade média Paracelso e John Gerard; O nome 'melissa' corresponde à palavra grega para 'abelha'.

As folhas e os ramos florais devem ser secos à sombra e em local ventilado e sem umidade. Armazenar em vidros de porcelana ou cascos de papel.

Família

  • Labiadas

Outras informações

Extrato bruto: 1 ,5 a 4,5 mg/dia; Uma preparação padronizada do extrato de erva-cidreira comercial disponível nos EE.UU. contém 80 mg do extrato das folhas de Melissa olficinalis e 160 mg do extrato da raiz de valeriana, recomendado 2 ou 3 vezes ao dia como sonífero. Creme: 1 % do extrato para uso tópico em herpes; 2g de folhas e ramos frescos ou 1 g de folhas e ramos secos (1 colher de sobremesa para cada xícara de água) em infuso ou decocto para uso interno em dores de cabeça, cólicas diversas, dispepsia, ansiedade e nervosismo; Tintura composta com alfazema e camomila para aplicação tópica na pele do rosto, especialmente em peles cansadas; 30g de planta fresca ou 3 golas de óleo essencial na água do banho relaxante, deve secar na pele; Compressas com folhas vaporizadas diretamente s0bre os mamilos de lactentes evitam e tratam entupimentos e promovem a lactação.

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar