Morel (Morchella esculenta)
Muitos nomes surguram para o cogumelo morel; um deles, foi peixe seco, devido a sua semelhança a um peixe quando é fatiado. Também são chamados merkel e milagres. No estado americano do Kentucky, e chamado de galinha hickory. Outro nome é cogumelo esponja, devido a sua copa alongada, cuja a superfície lembra um favo de mel. Mas o mais conhecido dos nomes, morel é a palavra latina para marrom.
Indicações
O Journal of Medicinal Food publicou um estudo em 2010, relatando a capacidade antioxididante e antimicrobiana de vários tipos de cogumelo. Uma das cepas do Morchella exibiu grande habilidade em evitar radicais livres. Em um estudo publica em 2008 no Journal of Agricultural and Food Chemistry, os autores concluíram que, baseado na atividade anticancerígena no ergocalciferol, pode ser possível desenvolver agentes químicos preventivos, como drogas que ajudam a prevenir o câncer a partir de cogumelos comestíveis.
Princípios ativos
O morel é uma fonte excelente de niacina, ferro, cobre e manganês; é uma boa fonte fonte de riboflavina, potássio e zinco. Rico em fitoquímicos bioativos e em particular uma forma de vitamina D, o ergocalciferol, que tem sido analisado no que diz respeito a doença crônicas.
História | Origem | Plantio | Habitat
O morel é ubíquo; cresce selvagem em muitas partes da Ásia, Europa e América do Norte. Amadurece na primavera, mas não necessariamente nos mesmos lugares que nos anos anteriores.
TABELA NUTRICIONA:
Proteínas 2,1g
Gorduras Totais 0,4g
Gorduras Saturadas 0,1g
Carboidratos 3,4g
Fibras 1,8g
Calorias 20k