Narciso (Narcissus poeticus)
Essa planta conhecida medicinalmente desde a antiguidade tem seu nome associado à vários mitos e lendas, sendo a mais conhecido o mito grego-romano.
Planta da família das Amaryllidaceae, também conhecida como narciso dos poetas.
Possuo uma flor extremamente perfumada, com um anel de pétalas em branco puro e uma coroa pequena de amarelo com uma borda avermelhada distintos, O narciso cresce entre 20 e 40 centímetros de altura e é amplamente naturalizado na América do Norte e Europa.
Partes utilizadas
Flores, bulbo
Indicações
Epilepsia, contração muscular, histeria, afecção espasmódica, febre intermitente, diarreia, disenteria, reumatismo, doença cerebral acompanhada de pupilas dilatadas.
Modo de usar
Tintura dos bulbos por maceração em álcool a 98 %. Tomar de 1/4 gota a 10 gotas, de acordo com orientação do especialista.
Propriedades medicinais
Afrodisíaca, antiespasmódica, catártica, emética, narcótica, sedativa.
Acredita-se que o seu efeito seja mais narcótico do que afrodisíaco.
-
Narcóticas
Princípios ativos
O buldo é rico em alcaloides (narcitina, narcicisteína).
Contraindicações | Cuidados
Extremamente tóxico e narcótico. Não consumir nem aplicar topicamente, pois é extremamente tóxico.
Pode causar dermatite, irritação de contato; o uso interno causa catarse e inflamação gastrintestinal, podendo levar à morte. A inalação do óleo essencial em excesso pode causar dor de cabeça e vômitos. De 0,06 g a 0,2 g do extrato aquoso provoca vômito.
História | Origem | Plantio | Habitat
A Flor e a Lenda
Essa espécie do gênero narcissus foi um dos primeiros narcisos a serem cultivados, e frequentemente identificado como o narciso da Antiguidade , muitas vezes associada à lenda grega de Narciso.
Segundo a lenda greco-romana, o jovem Narciso, convencido de sua beleza, não dava atenção a algumas ninfas que o admiravam. Sendo que uma delas, Echo, irritada com sua frieza, foi desaparecendo aos poucos até que somente sua voz se fazia perceptível.
Origem: Mediterrâneo
Os deuses, irritados, condenaram Narciso a se apaixonar por seu reflexo nas águas de um lago. Até que morreu admirando a sua beleza e se transformou em flor.
O Narciso e a perfumaria
O Narciso é cultivada na Holanda e sul da França para a extração do óleo essencial, óleo de Narciso, uma das fragrâncias mais populares usadas em perfumes. O óleo é utilizado como ingrediente principal em 11% dos modernos perfumes de qualidade, incluindo 'Fatale' e 'Samsara' como um floral concreto ou absoluto. O óleo da fragrância parece uma mistura de jasmim e jacinto.
Os principais produtores do Narciso para a perfumaria são a região francesa de Auvergne, marrocos e Egito. Seu óleo é extraído através da lavagem com álcool.
História : Na Índia o óleo é aplicado no corpo antes da oração nos templos. Os árabes recomendam o óleo como um afrodisíaco e uma cura da calvície! Considerado um afrodisíaco. Usado em perfumaria de primeira qualidade.
Perfumistas romanos usaram as flores de narciso ( narcissum rom) para fazerem os seus perfumes complexos.