Peônia Branca (Paeonia Lactiflora)
Usada na medicina chinesa para o excesso de calor, a peônia branca usa-se mais no Ocidente para dores menstruais, irregularidade menstrual e fibromas.
Planta da família das Paeoniaceae, também conhecida como peônia da China. Planta ornamental, com várias centenas de selecionados cultivares , muitos dos cultivares tem flores duplas, com os estames modificados em pétalas adicionais. Foi introduzido pela primeira vez na Inglaterra em meados do século 18, e é a espécie que produziu peônias do jardim mais comuns hoje em dia. Existem muitas cores disponíveis, a partir de puro leite branco, rosa, rosa, vermelho e perto, juntamente com formas simples para completo duplas. Eles são bloomers prolíficos, e se tornaram a principal fonte de peônias para o negócio de flores de corte. Na China, ela é menos valorizada como planta ornamental que as cultivares de árvore peônia Paeonia rockii (árvore peônia) e seu híbrido Paeonia suffruticosa x.
Propriedades medicinais
É uma erva medicinal na medicina tradicional chinesa , chamado de (pinyin: Shao Yao) ou (pinyin: Bai Shao Yao). A raiz é usado para reduzir a febre e como um analgésico , por sangramento e feridas para prevenir a infecção . Também tem efeitos antiespasmódicos registrados na Farmacopeia Japonesa.
Farmacologia
Apesar de mais usada para aliviar dores menstruais e para tratar fibromas, a peónia-branca, se conjugada com alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) ajuda a reverter os sintomas da síndroma do ovário poliquístico, podendo ajudar a melhorar a fertilidade.
História | Origem | Plantio | Habitat
É nativa da Ásia e centro-leste do leste do Tibete para o norte da China e do leste da Sibéria . Atinge 60-100 centímetros de altura, com grandes folhas compostas por 2-4 cm de comprimento. Os botões são grandes e redondos, abrindo em grandes flores perfumadas, 8-16 cm de diâmetro, com 5-10 pétalas brancas, rosa ou vermelha, e estames amarelos. Crescimento lento e não cresce bem em climas quentes.
Família
-
Paeoniaceae