Pêra (Pyrus communis)
Planta da família das Rosaceae. Planta de pequeno ou médio porte, que se desfolha antes da floração. As folhas são alternas, com limbo oval e dentadas, arredondadas na base. Várias folhas se reúnem em um mesmo ramo.
As flores são em corimbos, com corola de pétalas brancas e anteras roxas, com 20 estames em 3 verticílios. Pistilo com 5 carpeos, de início livres entre si e com estiletes.
Na maturidade, o receptáculo floral envolve os carpelos e a abertura primitiva não. Fica uma pressão pouco profunda chamada olho, com o cálice persistente. O fruto é uma drupa, com endocarpo cartilaginoso, o receptáculo comestível, e de acordo com a variedade, tem formato oval ou arrendondado.
Sua reprodução é por mudas, geralmente obtidas por enxertos de espécies delicadas, em porta-enxerto rústico e vigorosos, como a pereira selvagem e a marmeleira, produzindo assim, frutos de melhor qualidade e mais saborosos.
Tipicamente o clima temperado, deve ser protegida da ação dos ventos fortes, sempre que possível. Desenvolve-se melhor em solos sílico argilosos, férteis, permeáveis e profundos. No Brasil a colheita se dá nos meses de dezembro a abril.
Indicações
bexiga, convalescentes, febre intestinal, rins.
Modo de usar
Diurético; cistites; pielonefrites; cálculo renal; reumatismo: em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas fatiadas e acrescente água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 3 vezes ao dia. Este infuso não deve ser tomado após as 17:00 horas.
Antidiarreico : coloque 2 colheres de sopa de folhas picadas e 1 colher de sopa de casca do tronco fatiada em 1 copo de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos e coe. Tome 1 copo, 32 vezes ao dia, ou após cada evacuação. Para crianças dar somente metade da dose. É aconselhado beber bastante água nesse período. Alimento nutritivo na convalescênça; hipertensão arterial : descasque 1 fruto, corte-o em fatias e amasse bem. Adicione 1 copo de água e misture. Tome 1 copo, 3 vezes ao dia.
Máscara refrescante para proteger a pele do rosto e pescoço e elimina o cansaço : descasque 1/2 do fruto, corte em fatias e amasse bem. Adicione 1/2 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de amido de batata. Misture bem, até formar uma pasta homogênea. Lave o rosto e o pescoço e aplique, com exceção da região dos olhos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria. Repetir, de 2 a 3 vezes na semana.
Propriedades medicinais
hipotensor, laxante.
História | Origem | Plantio | Habitat
Região mediterrânea da Europa. No Brasil adaptou-se bem nas regiões Sul e Sudeste.
As cascas do tronco e as folhas são secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em sacos de papel ou de pano. Os frutos são consumidos frescos, maduros ou verdes.
Família
-
Rosaceae