Quássia (Quassia amara)
Planta da família das Simarubáceas. É também conhecida como quássia-amarga, quássia-de-caiena, pau-amarelo, pau-tenente, quássia-da-jamaica, quássia-do-suriname, cássia, pau-amargo, pau-de-surinã, pau-quassia.
É uma pequena árvore de casca cinzenta e folhas que apresentam dois pares de folíolos e um ímpar, de tamanho maior. O fruto contém o alcaloide quassina, empregado para matar moscas.
Partes utilizadas
Casca e a madeira do tronco e da raiz.
Indicações
A casca dessa árvore é útil principalmente para os que sofrem de problemas digestivos. Muito útil também em casos de debilidade digestivas por problemas nervosos. É um fortificante do estômago, muito eficaz. Combate os oxiúros.
Modo de usar
infuso, decocto, extrato, extrato fluido, pó, tintura, elixir, vinho, xarope.
- Decocção de 2 colheres de sopa de cascas picadas em 1 litro de água por 15 minutos. Tomar 2 xícaras de chá ao dia. - infusão de 6 colheres de sopa de folhas picadas em 1 litro de água fervente. Uso externo: banhos nos casos de sarampo.
Propriedades medicinais
Tônico estomacal, febrífugo, vermífugo, digestivo e aperitivo.
Princípios ativos
Princípio amargo quassina, o mais importante, resina, mucilagens, pectina e taninos ,açúcar, alcaloides, óleo essencial, matéria resinosas, pectina.
Farmacologia
Produz vômitos se usada em doses altas. É desaconselhável seu uso por mulheres durante a menstruação e portadores de úlcera gastroduodenal.
Família
-
Simarubáceas