Schisandra (Esquizandra chinesa, Schisandra chinesis)
Planta da família Schisandraceae, também conhecida como Wu Wei Zi (fruto dos cinco sabores).
Indicações
A Schizandra alimenta os rins: estimula a atividade das glândulas suprarrenais e permite combater com eficácia a fadiga crônica estimulando a produção de energia na sua origem. Pode ser utilizada durante períodos prolongados sem efeitos secundários. O fruto de Schizandra sinensis pertence à categoria dos tônicos adstringentes. É utilizado para aumentar a resistência e a endurance física, intelectual e sexual, mas também para tratar determinados problemas respiratórios e digestivos. Trata-se de uma adaptogene que aumenta a capacidade do organismo para resistir ao stress.
Propriedades medicinais
Alguns fitoterápicos podem causar interações com medicamentos. A Schisandra pode ocasionar azia. Grandes doses podem causar agitação, insônia e dificuldades para respirar.
Princípios ativos
Schisandrinas
Contraindicações | Cuidados
Não é recomendado o uso em grávidas, lactentes, epiléticos, pacientes com hipertensão severa e com aumento da pressão intracraniana. As reações adversas são incomuns, mas incluem: rash cutâneo, dispepsia (indigestão) e perda do apetite.
História | Origem | Plantio | Habitat
O clássico uso de ervas medicinais dos chineses, descreve a Schisandra como uma erva de alto poder medicinal, usada em uma grande variedade de problemas médicos: especialmente como tônico do fígado e adstringente do pulmão. Os chineses usam a Schisandra para tosse, suores noturnos, insônia e exaustão física.
É uma planta originária do norte da China.