Serralhinha (Emilia sonchifolia)

  • Resfriado

Planta anual, de porte pequeno e pouco ramificada. As folhas são alternas, sésseis, membranáceas, sendo as basais glabas ou longamente pilosas ao longo das nervuras. As superiores são semiamplexicaules. As inflorescências são terminais, em capítulos isolados de flores, de cor avermelhada. O fruto semente é um aquênio de papilho sedoso. Reproduz-se por fruto semente, de preferência em solos arenosos, úmidos, férteis e ricos em matéria orgânica. ë uma planta daninha, largamente espalhada por todas as regiões do Brasil, onde infesta a maioria das culturas,, ocorrendo com maior frequência durante o período de maio a novembro. A colheita pode ser realizada em qualquer época do ano.

Indicações

asma, bronquite, resfriados, dores no corpo, infecções na urina.

  • Indicações específicas: Resfriado

Modo de usar

Infecção do aparelho respiratório, asma e bronquite asmática; estados febris, gripes, resfriados e dores no corpo; amigdalite; faringites : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia.

Infecções do aparelho respiratório, asma e bronquite asmática; estados febris, gripes, resfriados e dores no corpo; amigdalites; faringites : lave muito bem as folhas frescas e enxugue. Em um pilão, coloque 3 colheres de sopa de folhas picadas. Amasse bem e adicione 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 5 dias e coe. Tome 1 colher de café, diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia, entre as principais refeições.

Diurético; afecções das vias urinárias : coloque 1 colher de sopa de raízes, folhas e flores em 1 copo de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos, espere esfriar e coe. Tome metade do copo de manhã a outra metade à tarde, antes das 17:00 horas.

Feridas; chagas; pruridos; eczemas; escaras : lave muito bem e enxugue 3 folhas frescas. Em um pilão, coloque as folhas fatiadas e adicione 1 colher de sopa de glicerina. Amasse bem até formar uma pasta. Espalhe em uma gaze ou pano e aplique nos locais afetados, em forma de compressa, de 2 a 3 vezes ao dia.

Princípios ativos

Óleo essencial; mucilagens; taninos ; pigmentos; saponinas; flavóides.

História | Origem | Plantio | Habitat

Multiplicação: por sementes; Cultivo: em campos abertos ou em hortas. Não exige clima nem solo e desenvolve-se melhor em local com relativa umidade e solos férteis; Colheita: o ano todo, na floração.

As raízes, folhas e as flores são secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em potes de vidro bem fechados, em separado.

África, Ásia tropical e Regiões Polinésias.

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar