Taiuiá (Lobelia inflata)
A lobélia, ótima para tratar problemas respiratórios, é potencialmente tóxica e só deve ser tomada quando prescrita ou como medicamento autorizado.
Planta da família das Campanulaceae, também conhecida como lobélia. Herbácea de raiz fibrosa, haste ereta, pouco ramificada, esparsamente hirsuta, toda a planta produz látex resinoso. Folhas alternas, pubescentes, crenadas serreadas, agudas, sésseis espatuladas na base e lanceoladas no ápice, pecíolos curtos, alados. A inflorescência forma racemos de flores solitárias, axilares e terminais. A flor tem formato campanular, a corala e penta-lobada, cor branco azulada. O fruto e uma capsula inflada, com sementes.
Indicações
Depurativa do Sangue e do aparelho respiratório : Utilizada pelos naturopatas adventistas.
Vício do cigarro : É normalmente usada como substituto da nicotina por pessoas que querem deixar de fumar cigarros.
Problemas respiratórios como asma, bronquite, coqueluche, enfisema crônico, tosse : A lobélia relaxa as vias aéreas, estimula a expulsão do muco e alivia a respiração asmática. Favorece uma respiração profunda e forte e é boa para problemas como a asma e a bronquite crônica.
Modo de usar
A lobelia inflata pode ser usada como chá, usando uma pequena quantidade, um quarto ou meia colher de chá da erva numa chávena de água a ferver durante 10 a 15 minutos.
Princípios ativos
Alcaloide piperidina, isolobelanine
Contraindicações | Cuidados
A overdose pode causar sufocamento e/ou pressões na garganta ou peito.
História | Origem | Plantio | Habitat
Usada tradicionalmente para afecções respiratórias e para combater o tabagismo.
Habitat: Nativa dos dos EE.UU.
América do Norte.