Tilia Cordata

  • Cabeça
  • Hidratar

Planta da família das Tiliaceae, também conhecida como teja, tejo, tella, texa, tilha, tillera. Árvore de grande porte, tronco liso mas com zonas avultadas por raminhos e rebentos jovens; folhas de 3 a 6 cm de comprimento, pontiagudas e em forma de coração; brácteas suspensas, primeiro com pequenos grupos de flores branco amareladas e depois ramalhetes de pequenas nozes sem nervos e de casca fina. Esta bela árvore ornamenta parques e jardins. Em alamedas ou em isolado, dá sombra e um cheiro no Verão. As abelhas apreciam muito as suas folhas.

Partes utilizadas

Cascas e inflorescências.

Indicações

Bronquite, calmante, cansaço, catarros, digestão, diurético, dispepsia, dor de cabeça, enxaqueca, epilepsia, escarlatina, esgotamento nervoso, espasmo, expectorante, estômago, gripes e resfriados com febres, histeria, hidratar, males do estômago, resfriados, sarampo, sedativo, suavizar e regenerar a pele; sudorífero, tensão nervosa, tônica.

  • Área de tratamento: Cabeça
  • Indicações específicas: Hidratar

Modo de usar

Uso interno:

- chá: propiciar sono tranquilo, recondicionar o estômago e aliviar espasmos.

- infuso de 1 colher de chá de flor seca em uma xícara de água fervente: 3 vezes ao dia. Cansaço, esgotamento nervoso, epilepsia, dispepsia, sudorífera, brônquios.

- tintura: 1:5 em álcool 45%: 1 a 2 ml.

Uso externo:

- infuso ou decocto de flor: banho, compressa, gargarejos.

- chá das flores usado externamente: hidratar, suavizar e regenerar a pele.

Propriedades medicinais

Anticatarrais, antiespasmódica, calmante, digestivo, emoliente, estomáquica, expectorante, sedativa, sudorífica, tônica geral, sedativo.

Princípios ativos

Cascas: Mucilagens; Esteróides: B-sitosterol, stigmasterol, esteres ácido graxos do stigmasterol; Triterpenos: esqualeno; Folhas: taninos ; Mucilagens; Flavonoides: tilirosídeo, 3,7-campferol- diharmnosídeo, 3-0-campferol-7-0-rhamnosídeo-glicosídeo, iinarina (acaceíina-7-rutinosídeo), 3,7-quercetina-di-O-ramno-sídeo, 3-0-quercetina-7-O-ramnosídeo-glicosídeo; Flores: Hidroxicumarinas: calicantosídeo, aesculina; Mucilagens: arabino-galactonas associsadas com ácido urônico; Áci-dos orgânicos: cítrico, siquímico, quínico, polifenólicos: caféico, clorogênico e gálico; flavonoides: astragalína, isoquercetina, campferina, quercetina, tilirosídeo, quercetina-ramnoxilosídeo, 3-0-campferol-7-0-rhamnosídeo-glícosídeo, 3,7-quercetina-di-O-ramnosídeo, 3-0-quercetina-7-0-ramnosídeo-glicosídeo; Óleos essen-ciais: linalol, germavreno, geraniol, 1,8-cineolol, 2-fenil-etanol, fenil-etil-benzoato; Gerais: Óleos essenciais: farnesol, Tiliadina, (3-amina; Vitaminas 81, B2 e C; Fitosteróis.

Contraindicações | Cuidados

Contra indicada em portadores de insuficiência cardíaca.

Pode causar náuseas e vômitos em pessoas sensíveis.

Toxicologia

Sem toxidade nas doses recomendadas.

Farmacologia

O carvão de tília é altamente absorvente mas não foram encontrados relatos de sua forma de atuação. Apesar do efeito diaforético evidente, não há provas laboratoriais; Os flavonoides da planta respondem pelo efeito sedativo, ansiolítico e anti-stress, seus mecanismos ainda estão em estudo; Os efeitos diuréticos, hipotensor e coletérico ainda não foram suficientemente documentados, mas são eficientes em experiências com animais; O extrato aquoso da planta é antimicrobiano; O efeito antitussígeno, adstringente, diurético, sedativo e analgésico das flores ainda (estão) não está totalmente esclarecido; O extrato alcoólico das flores é antimicrobiano in vitro pelos taninos , flavonoides e óleos essenciais; Em estudos com animais foi demonstrados efeito sedativo e antiede-matoso. O efeito diaforético é controverso; A inalação feita com flores de tília mostrou-se eficaz no alívio de sintomas comuns de resfriado em comparação com um grupo de controle.

História | Origem | Plantio | Habitat

É usada em medicina caseira há centenas de anos. Costuma ser importada para finalidades medicinais, apesar de ser encontrada no Sul do Brasil, trazida por imigrantes; Faz parte da farmacopeia homeopática.

Nativa das regiões temperadas do hemisfério Norte.

Europa e Bálcãs.

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar