Tinge Ovos (Phytolacca thyrsiflora)

  • Purgante

Planta da família das Phytolaccaceae, também conhecida como caruru, caruru-bravo, caruru-de-cacho, caruru-de-porco, tintureira, tipi . É herbácea subarbustiva, muito ramificada, multicaule, lisa, medindo até 1,8 metros de altura. Caule cilíndrico, lenhoso na base e carnoso no topo. Raiz napiforme, folhas alternas, elíptico ovadas, simples, com ápice agudo, verde, com nervuras proeminentes na face dorsal. Inflorescência em rácemos espiciformes, cilíndricos. Flores monoclamídeas, com 5 tépalas brancas, róseas ou lilases. Fruto tipo baga subglobosa, contendo uma semente por carpelo, liso, glabro, vermelho-púrpurea quando maduro. Semente lenticular, subglobosa, preta, lisa e brilhante.

Partes utilizadas

Frutos, raízes, folhas.

Indicações

Os frutos têm ação purgativa, e antigamente era utilizada como matéria corante, por isso o nome tinge-ovos. No uso externo, as folhas amassadas são reputadas eficientes na cura de úlceras malignas e cancro. Bochechos e gargarejos com o cozimento das folhas são indicados para afecções bucofaríngeos.

  • Indicações específicas: Purgante

Modo de usar

- folhas e brotos jovens em decocção são comestíveis.

- tintura, alcoolatura ou extrato fluido da raiz: dermatose, orquite.

- folhas contusas: úlceras malignas, cancro, drástica, antirreumática, antissifilítica, diurética, vulnerária.

- bochechos e gargarejos com o decocto das folhas: afecções buco-faringeanas.

- raiz: purgativa, vomitiva, antirreumática, antiescorbútica, depurativa.

- fruto verde: purgativo enérgico.

Propriedades medicinais

Anti-inflamatória, analgésica tópica, purgativa, vomitiva, antirreumática, antiescorbútica, depurativa, drásticas, antissifilíticas, diurética, vulnerária, moluscicida.

Princípios ativos

Phyitolacina, phytolaína, ácido fitolácico, phytolaceína, saponinas, phytolacagenina.

Contraindicações | Cuidados

As folhas, sementes e raízes são tóxicas. Os frutos contém toxidade. Em doses elevadas: vômitos, narcotiza. A phytolacina é tóxico convulsionante. Duas horas após a ingestão, ocorre ânsia de vômito, diarreia, espasmos, convulsões e morte.

Família

  • Phytolaccaceae

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar