Toranja (Citrus paradisi)
Planta da família das Rutaceae, também conhecida como pelos nomes de pomelo, jamboa, laranja-melancia, pamplemussa, laranja vermelha, laranja-romã entre outras denominações. É um citrino híbrido, resultante do cruzamento do pomelo com a laranja. Essa árvore atinge a altura de 5-6 metros de altura, embora possam atingir 13-15 metros. As folhas são verde escuro, longas e magras. Produz flores com quatro pétalas. O fruto é amarelo alaranjado e esfolado, amplamente oblatas e intervalos de diâmetro de 10/15 cm. A carne é segmentada e ácida, variando em cores, dependendo do cultivo, que incluem brancos, rosados e tintos e polpas de diferentes doçuras.
Partes utilizadas
Frutos, óleo essencial, sementes.
Indicações
Desintoxicar, sobretudo o fígado, vias urinárias.
Modo de usar
- na elaboração de compotas e doces caseiros;
- em loções tônicas: para devolver o viço à pele ressecada e envelhecida;
- na forma de pomadas: tratamento de herpes labial e eliminar micoses;
- suco ao natural.
Propriedades medicinais
Adstringente, aromática, conservante, estimulante, fungicida, tônica.
Princípios ativos
Acetaldeído, ácido ascórbico (vitamina C), ácido cítrico, apigenina, bergaptol, borneol, carvone, cimeno, citral, cumarina, escopoletina, eugenol, felandreno, geraniol, humuleno, limoneno, naringina, neral, quercetina, quercitrina, saponina, terpineol.
Contraindicações | Cuidados
Inibem a isoenzima CYP3A4 do citocromo P450, envolvida no metabolismo de cerca 60% dos fármacos. Isto pode ocasionar uma alteração nos perfis de segurança e toxicidade destas drogas. Foi relatado o caso de grave intoxicação por Verapamil associado à ingestão de suco da fruta . Esta isoenzima é fundamental na oxidação de xenobióticos e a sua inibição aumenta a biodisponibilidade da substância podendo levar à intoxicação mesmo em baixas doses.
História | Origem | Plantio | Habitat
Origem : Ásia.
Plantio : Floração nos meses de abril a maio, prefere solo rico em húmus e teor de umidade moderado.
Família
-
Rutaceae