Trevo Dágua (Menyanthes trifoliata)

  • Articulação | Músculos | Ossos
  • Dores Musculares
  • Enjoo

Muito amargo, o trevo-d'água é sobretudo usado para melhorar um sistema digestivo débil ou pouco ativo ou para tratar sintomas reumáticos, resultantes de inflamações localizadas ou sistêmica. Está em perigo porque o seu habitat natural está a desaparecer; use produtos biológicos.

Planta aquática da família das Gencianáceas, com o caule subterrâneo, por vezes completamente coberto por 2 ou 3m de água, tem ramos florais extremamente elegantes e é desprovida de folhas, ostentando uma bráctea sob cada uma das flores. As folhas estão providas de grandes bainhas e de um limbo trifoliado. O seu nome deriva das palavras gregas mês, e anthos, flor, ou seja flor do mês. Segundo algumas opiniões, este nome é uma alusão ao tempo da floração; para outros, refere-se à ação da planta sobre a menstruação.

Indicações

Indicações: Apetite, asma, digestão, enjoo, febre, menstruação. As suas virtudes para o tratamento da atonia digestiva e das febres foram progressivamente descobertas e confirmadas pela prática. Afirma-se ainda que uma chávena de água ingerida diariamente pode prolongar o tempo de vida.

Problemas artríticos, reumáticos e renais : O trevo-d'água é prescrito pelos fitoterapeutas, e não objeto de automedicação. Pode dar alívio em problemas tão variados como fibromialgia, gota, polimialgia reumática c artrite reumatoide. Visto como um remédio para dores musculares, mais do que articulares, conjuga-se bem com outras ervas antirreumáticas, como a bétula (Detida alba) e o aipo (Apium graveolens). Tem fama de ajudar a eliminação de produtos residuais pelos rins e tem sido usado na doença renal.

Falta de apetite, digestão lenta : O trevo-d'água estimula o apetite e o fluxo de saliva e de sucos digestivos, levando à melhor transformação dos alimentos e absorção de nutrientes. Um laxante irritante em doses elevadas, deve ser evitado com intestinos soltos ou sensíveis, como no cólon irritável.

  • Área de tratamento: Articulação | Músculos | Ossos
  • Indicações comuns: Dores Musculares
  • Indicações específicas: Enjoo

Propriedades medicinais

Antiescorbútico, aperitivo, depurativo, emenagogo, estomáquico, febrífugo, tônico.

História | Origem | Plantio | Habitat

Origem : América do Norte.

Plantio : É cultivado para ornamentar lagos e jardins. Pode ser colhido introduzindo os pés na água, pois, no estado silvestre, não se desenvolve apenas nos meios úmidos, necessitando ainda de águas estagnadas, como as dos charcos, das turfeiras ou dos prados alagados.

Família

  • Gencianáceas

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar