Trombeteira (Brugmansia suaveolens)

  • Mal de Parkinson

Essa planta é muito tóxica por isso não deve ser utilizada como planta medicinal, exceto com auxilio de pessoa especializda, pricipalemente por suas propriedades narcóticas.

Planta da família das Solanaceae, também conhecida como babado, cartucheira, cartucho, copo-de-leite, saia-branca, sete-saias, trombeta-de-anjo, trombeteiro e zabumba-branca. Arbusto utilizado como planta ornamental devido às suas grandes flores em forma de trombeta.

A trombeteira é um arbusto grande e ereto, que atinge facilmente 2 ou 3 metros de altura, com folhas são grandes, ovais, alternas, caducas, verdes e pubescentes na face inferior. As flores são pêndulas, simples, perfumadas e podem ter cerca de 30 cm de comprimento. São em geral de coloração branca ou amarela, mas ocorrem variedades e híbridos de flores róseas e dobradas também.

Partes utilizadas

Folhas, flores, sementes.

Indicações

Não deve ser utilizada por leigos, exceto com a orientação adequada, de alguns compostos da flor fabrica-se remédios para mal de Parkinson, infecções urinárias, problemas cardíacos, síndrome pré-menstrual, overdose de colinérgicos.

  • Indicações específicas: Mal de Parkinson

Modo de usar

Alguns chamãs e terapeutas alternativos utilizam um cigarros das folhas secas para bronquite, esse cigarro trás efeitos narcóticos.

Propriedades medicinais

Antiasmática, anticonvulsivante, cardiotônica, dilatadora, emética, narcótica.

Princípios ativos

Alcaloides (daturina, atropina, atropamina, hiosciamina, escopolamina, norscopulamina, meteloidina), ácido acético, ácido aconítico, ácido ascórbico, ácido cafeico, capsidol, ácido clorogênico, ácido cítrico, ácido ferúlico, ácido fórmico, ácido fumárico, ácido glicóico, ácido láctico, ácido lignocérico, ácido linoleico, ácido málico, ácido oleico, ácido esteárico, ácido sucínico, butanol, datugenina, esculetina, etanol, flurocitabina, glucose, potássio nitrato, proteína, sitosterol, taninos .

Contraindicações | Cuidados

Gestantes, nutrizes, crianças. Pode ocorrer náusea, vômito, pele quente, seca e avermelhada, rubor facial, mucosas secas principalmente ocular e bucal, taquicardia, convulsão mental, mudanças repentinas de comportamento, alucinações com visão de formas e cores variadas, vertigem, delírio acompanhado de convulsões, aumento da pulsação, dilatação da pupila e embaçamento da visão, diminuição das secreções, lentidão de reflexos e retenção urinária, diminuição de reflexos e exercício motor da medula, paralisia dos músculos estriados e excitação os músculos lisos. A ingestão sem a supervisão de um especialista pode levar à morte. Do socorro deve constar: o esvaziamento gástrico desde que seja feito em tempo útil. A lavagem gástrica deve ser enérgica e precoce. A hipertermia deve ser tratada com medidas físicas (bolsas de gelo, compressas úmidas, etc.) pois em geral são ineficazes os analgésicos. Diazepínicos podem ser utilizados para controle da agitação psicomotora muito intensa. Correção dos distúrbios hidreletrolíticos e metabólicos e assistência respiratória são procedimentos importantes. Administrar fisostigma para pacientes graves, pois os efeitos colaterais são significativos.

História | Origem | Plantio | Habitat

Origem: América Central e América do Sul.

Família

  • Solanaceae

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar