Tussilagem (Tussilago farfara)
Planta da família das Asteraceae, também conhecida como costa branca, língua de vaca, tussilagem, tussilago, unha de cavalo, unha de asno. É uma planta pequena e perene que habita os campos úmidos. Suas flores são amarelas que aparecem antes das folhas. A folha se assemelha a um pata de asno. Suas folhas longamente pecioladas, palmadas, tomentosas, com cinco ângulos, esbranquiçadas por baixo, formando uma roseta rente ao chão. Os frutos são aquênios com coroa. durante o verão, o alimento é armazenado nos rizomas para o ano seguinte início da Primavera. O nome científico, tussilago, significa o que acaba com a tosse, e o nome popular unha de cavalo, refere-se ao formato das folhas arredondadas.
Partes utilizadas
Flor, folha, raiz.
Indicações
Asma (úmida), aumentar expectoração, bronquite, catarro gástrico e intestinal, catarro na garganta, catarros respiratórios, circulação externa, clarear pelo, coqueluche, dermatose do couro cabeludo, eczema, enfisema, escrófula, estomatite, faringite, garganta dolorida, irritação da membrana mucosa bronquial e gástrica, laringite, pele irritada e inflamada, pressão baixa, queimadura na pele, sarna, tosse, traqueite, úlcera crônica.
Modo de usar
- infusão de uma colher de café por copo de água por 10 minutos. Tomar um copo três vezes ao dia; - pó das folhas como rapé em catarro crônico, quando a descarga se tornou viscosa e ofensiva; - decocção de 5 folhas (+/- 30g) em 700 ml de água, ferver por 10 minutos. Filtre. Deve resultar em 600 ml (se necessário complete). Tomar 120 ml por vez, 3 vezes ao dia. Para expectoração : 5 granas de xarope fluido de xarope : 400 gramas de xarope de capilária.
Propriedades medicinais
Adstringente, antisséptico suave, antitussígeno, broncodilatadora, calmante, demulcente, depurativo do fígado, descongestionante, emoliente, estimulante, espasmolítico (ligeiramente), expectorante, hipertensora, mucilaginosa, relaxante, sedativa, tônico, tônico hepático.
Princípios ativos
Alcaloides pirrolizidínicos (traços), alcaloides triterpênicos (arnidiol, faradiol); flavonoides, fitosteróis; inulina, mucilagem, taninos , tussilagina.
Contraindicações | Cuidados
Gravidez, lactação, insuficiência hepática, hepatite viral ou cirrose hepática. Evitar as folhas novas que possui traços de senkirkina (alcaloide pirrolizidínico) que é hepatotóxico e potencialmente cancerígeno. Não fazer uso prolongado. Pode causar intoxicação do fígado, desenvolvimento de tumores, irritabilidade, respiração irregular, arritmia e morte por parada respiratória. Apesar de seu conteúdo alcaloide é muito baixa (inferior a 50 ppm), evitar o uso durante a gestação, lactação, insuficiência hepática, hepatite viral ou cirrose hepática. - No PLS USE formas farmacêuticas que contenham álcool a crianças menores de dois anos ou pessoas com álcool etílico.
Toxicologia
- Especialmente nas folhas jovens são vestígios de um alcaloide pyrrolizidinic o senkirkina, ação hepatotóxico e potencialmente cancerígeno. Não é recomendado o uso do tratamento a longo prazo. - Como acontece com qualquer plantas medicinais que podem ser tomadas em tintura ou extrato fluido deve ser sempre mantido em mente o teor de álcool.
História | Origem | Plantio | Habitat
Plantio : O solo deve ser úmido e ensolarado, argiloso e contendo calcário. O tussilago não floresce com as folhas. As flores aparecem primeiro, surgindo no início da primavera.
Origem : Nós o encontramos nos bordos das fossas inundadas, dos caminhos, dos cais, nos entulhos, etc., em toda a Europa, Ásia, e África do Norte e, secundariamente, na América.
Família
-
Asteraceae
Outras informações
Na Inglaterra, fabrica-se um cigarro que permite às pessoas com problemas respiratórios usufruir o prazer de fumar sem causar danos ao organismo. É feito com tussilago, fava dos pântanos, eufrásio, betônica, alecrim, tomilho, lavanda e flores de camomila. Proporciona alívio para asma e qualquer dificuldade causada por bronquite, catarro ou outro problema respiratório.