Veronica (Veronica officinalis)
Planta da família das scrophulabiaceae, também conhecida como veronica-das-isoticas, veronica-da-alemanha, peronica-macho, chá-da-europa.
Partes utilizadas
Partes aéreas.
Indicações
Analgésico; Emoliente; Afecções respiratórias: asma, bronquite, traqueite, rouquidão como peitoral, expectorante, antitussígeno e antialérgico; Antiespasmódico. Anti-hemorroidal; Reumatismos, contusões acompanhadas de dores, artrites, dores em geral.
Modo de usar
Adultos: 1,5g de erva seca (1 colher de chá) em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12h para todas as indicações em uso interno; 30g de planta seca para 11 de água para compressas ou banhos nas afecções da pele; Crianças tomam de 1/6 a 1/4 dose, de acordo com a idade.
Propriedades medicinais
Usos etnofarmacologicos: diurética, sedativa, anti-inflamatória, expectorante, anti-séptica, antiulcerosa, eupéptica, adstringente, antimicrobiana e antialérgica. pulmonar, laxante e anti-inflamatória das vias urinarias
Princípios ativos
Monoterepenos iridoides: aucubina, catalpol, esteres catalpolicos (minecosideo, verminosideo, veronico-sideo), mussaenosideo, ladrosfdeo; Flavonoides: cinarosfdeo (glicosideo 7-0- luteolinico) emonoglico-deo 7-6-hidroxiluteolinico; Saponinas tri-terpenicas taninos ; Acidos organicos: málico, cítrico, acético, láctico, tartárico, clorogênico; Acido graxo.
Contraindicações | Cuidados
Sem toxidade nas doses recomendadas. A DLM & acima de 300ml para humanos acima de 60Kg. Os extratos etanolíticos em doses (muito) bem maiores que a terapêutica apresentam sinais de toxidade não especificados, não havendo nenhum relato de morte por intoxicação.
Toxicologia
Sem toxidade nas doses recomendadas. A DLM é acima de 300ml para humanos acima de 60Kg. Os extratos etanolítico em doses (muito) bem maiores que a terapêutica apresentam sinais de toxidade não especificados, não havendo nenhum relato de morte por intoxicação.
Farmacologia
A Verônica exibe uma proteção efetiva contra úlceras e acelera o processo de cicatrização Das mesmas; Seu uso como adstringente no tratamento deferidas e no preparo de colutórios para as inflamações da boca e garganta é recomendável, pelas ações amaroides semelhantes da Planta; A Verônica ainda é usada internamente como um depurativo do sangue, e para agitação nervosa; Recomenda-se seu uso em colutórios, compressas e banhos, nas inflamações da garganta, Afecções da pele, feridas, pruridos e suor dos pés.
História | Origem | Plantio | Habitat
De larga tradição de uso na medicina popular.
Habitat: E nativas de quase toda a Europa, panes da Ásia e América do Norte. Os principais produtores são Bulgária, antiga Iugoslávia e Hungria.
Família
-
Scrophulariaceae