Vinca Rosa ou Boa Noite (Caíharanthus roseus)
Da família das Apocynaceae, também conhecida como vinca de gato, madalena ou boa noite. Planta herbácea perene, até 60cm de altura, rústica, odor desagradável, base lenhosa. Muito ramificada, folhas espatuladas, verde-escuro na página superior e verde claro na inferior, brilhantes; Flores róseo-liláses pediculadas que surgem na axila das folhas superiores, que florescem o ano inteiro.
Partes utilizadas
Raízes
Indicações
Anticancerígena: leucemia infantil, câncer de mama, coriocarcinoma, linfoma de Hodgkin, sarcomas, neuroblastoma, tumor de Wilms, sarcoma de Kaposi. Micoses; Hipertensão; Aumento da circulação cerebral; Diurética; Hipoglicemiante.
Uso pediátrico: Leucemias.
Uso na gestação e na amamentação: contraindicada. tóxica .
Princípios ativos
Alcaloides: até agora foram identificados mais de 100 - os principais são - reserpina ,alstonina, ajmalicina, raubasina, vincaina,vimblastina, vincrisíina, vinorel-bina e vindesina; Óleos essenciais complexos.
Contraindicações | Cuidados
Gravidez e lactação.
Aparentemente, não causa nenhuma. Há relatos (Morton, 1977) de seu uso como alucinógeno substituto da maconha mas este uso foi abandonado por falta de efeito farmacológico.
Toxicologia
tóxica para herbívoros; tóxica para humanos. Causa dispneia aguda; O uso prolongado causa danos sistêmicos severos e há relatos de casos fatais. Sem toxidade nas doses recomendadas.
Farmacologia
As atividades, hipoglicemiante, hipotenssora, sedativas, anti-inflamatórias e anti-cancerígenas já foram comprovadas em laboratório; A vincristina é eficaz no controle da leucemia e linfomas, mesmo em estágios avançados; A vimblastina é eficaz em cânceres de testículo, mama, rins e estômago; A vindesina é eficaz contra o câncer de pulmão; As pesquisas do laboratório Lilly não confirmaram seus efeitos antidiabéticos, mas outras pesquisas confirmaram seus efeitos em felinos e os herbalistas de várias regiões do mundo utilizam-na com esta finalidade.
História | Origem | Plantio | Habitat
A planta foi introduzida na Europa no século XVIII, como planta ornamental, hoje reconhecida mundialmente por seus efeitos contra o câncer é cultivada em todos os continentes nos climas quentes. É largamente utilizada no herbalismo
Habitat: É nativa de Madagáscar, espalhando-se portadas as regiões tropicais do mundo.
Família
-
Apocynaceae